Bispo Robert Mutsaerts abandona o Sínodo e diz: "O Espírito Santo não tem absolutamente nada a ver com isso"


10.11.2022 -

n/d

Jesus nos ordenou: proclamar a verdade... Até hoje, o processo sinodal assemelha-se a uma experiência sociológica que pouco tem a ver com o Espírito Santo que deveria ressoar em todos.

“Os contornos do processo sinodal estão se tornando cada vez mais claros. Ele fornece um megafone para visões fora da igreja... O que o documento de trabalho parece sugerir é compilar uma lista de queixas e depois discuti-las. Mas a missão da Igreja é outra. Não se trata de examinar todas as opiniões e depois chegar a um acordo. Jesus nos ordenou outra coisa: proclamar a verdade... Até hoje, o processo sinodal assemelha-se a uma experiência sociológica que pouco tem a ver com o Espírito Santo que deveria ressoar em todos. Tudo isso quase poderia ser descrito como blasfemo”.

Essas avaliações vêm de um bispo, Monsenhor Robert Mutsaerts, auxiliar da diocese de 's-Hertogenbosch na Holanda, que as publicou em seu bloganunciando que havia abandonado o sínodo com uma razão muito clara: “Deus está fora do quadro deste ignóbil processo sinodal. O Espírito Santo não tem absolutamente nada a ver com isso. Entre os protagonistas deste processo há para mim um pouco demais defensores do casamento gay, pessoas que realmente não pensam que o aborto é um problema e nunca se mostram realmente como defensores do rico credo da Igreja, porque acima de tudo querem para ser apreciado ao seu ambiente secular. Tudo isso não é pastoral, não é amoroso. As pessoas querem respostas honestas. Ele não quer ir para casa com mais perguntas. Você está afastando as pessoas da salvação. Por isso abandonei o processo sinodal”.

A decisão de Dom Mutsaerts veio depois da apresentação , ocorrida no último dia 27 de outubro na sala de imprensa vaticana, do documento para a etapa continental do Sínodo, "o fruto - como explica o Boletim da Sala de Imprensa - das sínteses resultantes da consulta do Povo de Deus na primeira fase do processo sinodal”. O documento, intitulado Aumente o espaço da sua tenda (Is 54,2) "será o centro do tempo de escuta, diálogo e discernimento das assembleias sinodais continentais" que se realizará de janeiro a março de 2023.

A citação de Isaías (relativa à ampliação da tenda que o povo carregava consigo durante a viagem no deserto) foi escolhida para indicar a necessidade de uma Igreja cada vez mais acolhedora e dialogante, uma Igreja disposta, para isso, a colocar em lugar discutem suas próprias estruturas para torná-las menos de cima para baixo e, de fato, mais sinodais.

"Em vez de agir como zeladores tentando excluir outros da cantina, precisamos trabalhar mais para garantir que as pessoas saibam que todos podem encontrar um lugar e um lar aqui", escreveu um grupo paroquial que enviou suas conclusões no sínodo.

A retórica de acolhimento e inclusão segundo Dom Mutsaerts, porém, esconde objetivos perversos. “O mantra do processo - escreve o bispo holandês - é: escutar. Quem? Tudo". O que na verdade se traduz em oferecer um megafone aos pontos de vista mais distantes da doutrina da Igreja. Quando o documento afirma que a Igreja "aprende, ouvindo, a renovar sua missão evangelizadora à luz dos sinais dos tempos, para continuar a oferecer à humanidade um modo de ser e viver no qual todos possam se sentir incluídos como protagonistas" , é declarar algo que nada tem a ver com proclamar a verdade.

O n.º 39 é explicativo, onde, a propósito dos "excluídos", lemos: "Entre os que pedem um diálogo mais significativo e um espaço mais acolhedor, encontramos também aqueles que, por diversos motivos, sentem uma tensão entre pertencer a Igreja e suas próprias relações amorosas, tais como: divorciados e recasados, pais solteiros, pessoas que vivem em casamentos polígamos, pessoas LGBTQ, etc. ".

Mas a missão da Igreja, comenta o bispo holandês, não é ouvir todos aqueles que vivem fora de seus ensinamentos. A missão da Igreja “não é examinar todas as opiniões e depois encontrar um acordo. Jesus nos ordenou outra coisa: proclamar a verdade; é a verdade que te libertará”.

Particularmente curioso, observa Mutsaerts, é o ponto em que se diz que a Igreja não presta atenção à poligamia. Mas, aliás, o documento nem dá atenção aos tradicionalistas. E eles também se sentem excluídos. De fato, eles são literalmente assim do Papa Francisco ( Traditionis custodes ). Aparentemente, não pode haver empatia por eles”.

Daí o claro julgamento do bispo, que fala do sínodo como uma "experiência sociológica" que "tem pouco a ver com o Espírito Santo", enquanto "o que está ficando cada vez mais claro é que o processo sinodal servirá para mudar algumas posições da Igreja, lançando na luta o Espírito Santo como apoiador”.

“Acima de tudo, o que emerge das sessões de escuta é uma fé evaporada, não mais praticada, que não aceita as posições da Igreja. As pessoas reclamam que a Igreja não aceita suas posições. Mas isso não é inteiramente verdade. São os bispos flamengos e alemães que estão se distanciando do povo, o que na verdade é muito mais trágico. Eles não querem mais chamar o pecado pelo nome e, portanto, não se fala mais em conversão e arrependimento”.

Sendo assim, "é previsível o pedido de admissão de mulheres ao sacerdócio", embora "os três últimos pontificados tenham declarado explicitamente a impossibilidade de alcançá-lo".

Se “na política tudo está aberto à discussão e ao debate, não é assim na Igreja” De fato, “há uma doutrina da Igreja que não está sujeita a tempos e lugares”. No entanto, "o documento de trabalho realmente parece questionar tudo".

Por exemplo, no parágrafo 60 lemos: “O apelo à conversão da cultura eclesial, para a salvação do mundo, está concretamente ligado à possibilidade de estabelecer uma nova cultura, com novas práticas e estruturas”. E depois: "Os bispos são convidados a encontrar os meios adequados para levar a cabo a sua tarefa de validar e aprovar o documento final e fazer com que seja fruto de um autêntico caminho sinodal, respeitador do processo realizado e fiel ao várias vozes do povo de Deus em todos os continentes”.

Ao que parece, comenta Monsenhor Mutsaerts, “o ofício de bispo se reduz à simples implementação do que, em última análise, é o maior denominador comum como resultado de uma loteria de opiniões”.

“A fase final do processo sinodal só pode ser uma confusão da Torre de Babel. Previsivelmente, quem não tiver espaço para sua opinião dirá que foi excluído. E esta é uma receita para o desastre. Se cada um tiver o direito ao seu caminho - o que na verdade é impossível - o desastre está completo. Então a Igreja terá negado a si mesma e desperdiçado sua identidade”.

Na apresentação do documento de trabalho, diz o bispo holandês, "o cardeal Grech [Mario Grech, secretário geral do Sínodo, Ed.] foi longe demais ao afirmar que a tarefa da Igreja é atuar como um amplificador de todo som que chega de dentro da própria Igreja, ainda que contrário ao que a Igreja sempre proclamou. Antigamente era diferente. Na época da Contra-Reforma, a Igreja era muito clara em suas posições. As pessoas são convencidas apoiando a fé católica com convicção fundamentada e plena. Ninguém está convencido se apenas ouvir e deixar para lá. O irritante é que os bispos foram instruídos a ouvir e depois documentar o que foi dito. Esses relatórios foram então coletados em nível de província eclesiástica e encaminhados a Roma. Relatórios que incluíam heresias com a assinatura das conferências episcopais. Não poderíamos ter feito de outra forma, mas não estou nada feliz com isso. Vários cardeais, entre outras coisas, também abordaram a questão em Roma, perguntando mais uma vez o que realmente é a sinodalidade. Mas não houve uma resposta clara”.

“Jesus - continua Mutstaerts - tinha uma abordagem diferente. Sim, ele ouviu os dois discípulos desapontados que estavam a caminho de Emaús, mas em certo momento ele falou e deixou claro para eles que eles estavam se desviando. Isso os levou a dar meia-volta e voltar para Jerusalém. Se não nos virarmos, acabamos em Emaús e estamos ainda mais longe de casa do que já estamos”.

Em suma, “neste ignóbil processo sinodal, o Espírito Santo não tem absolutamente nada a ver com isso”. Muitos defensores do casamento gay, muitas pessoas que realmente não pensam que o aborto é um problema e não defendem o credo da Igreja, muitos aqueles cujo objetivo é agradar ao mundo. E tudo isso não tem nada a ver com a missão dos pastores, nem é expressão de amor verdadeiro. “As pessoas querem respostas honestas. Ele não quer ir para casa com mais perguntas. Você está afastando as pessoas da salvação”.

A decisão de abandonar o sínodo é consequência dessas reflexões, e Monsenhor Mutsaerts deve ser reconhecido por uma rara consistência nos dias de hoje.

As reflexões do bispo holandês me lembraram, por analogia, o que o pensador russo Nicolaj Berdajev escreveu sobre a pretensão de inserir a mentalidade democrática na Igreja. Naquela época ainda não se falava em sinodalidade, escuta, colegialidade, inclusão etc., mas Berdajev foi muito claro sobre o problema quando disse que "a tentativa de combinar cristianismo e democracia é a grande mentira do nosso tempo, uma repugnante substituição". E explicou: “O cristianismo é hierárquico. A revelação cristã do valor infinito da alma humana, do valor idêntico de todas as almas humanas diante de Deus não é uma revelação democrática , não é igualdade democrática ...Pensamentos contra-correntes , La Casa di Matriona, 2007, pág. 39).

Por Aldo Maria Valli

[email protected]

Fonte:https://www.aldomariavalli.it  via  sinaisdoreino.com.br

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Disse o zeloso Arcebispo Marcel Lefebvre: "Não será dever de um católico julgar entre a fé que lhe ensinam hoje e a que foi ensinada durante vinte séculos de tradição da Igreja? Ora, eu acredito sinceramente que estamos tratando com uma falsificação da Igreja, e não com a Igreja católica. Por quê? Porque eles não ensinam mais a fé católica. Não defendem mais a fé católica. Eles arrastam a Igreja para algo diferente da Igreja Católica. A verdade e o erro não estão em pé de igualdade. Isso seria colocar Deus e o diabo em pé de igualdade, visto que o diabo é o pai da mentira, o pai do erro".

"Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar. Desse modo, serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal". (II Tessalonicenses 2, 10 e 12]

 

Veja também...

Bispo Athanasius Schneider: "Pobre Francisco em uma situação lamentável porque ele terá que responder a Deus um dia por deixar uma bagunça tão grande na Igreja"

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne