Pesquisadores desenvolvem chip de seda para colocar no cérebro


26.04.2010 - Notícias / ciência
Pesquisadores desenvolvem chip de seda para colocar no cérebro
Material, que já foi testado em gatos, se ajusta melhor ao formato do cérebro e é mais aceito pelo organismo

por Redação Revista Galileu

Chips tradicionais não alcançam as fendas cerebrais, que cobrem a maior parte do cérebro

Há alguns dias a Galileu publicou uma entrevista em que o futurologista Michiu Kaku dizia que, no futuro, nós vamos controlar máquinas com a mente. Mas existe um pequeno obstáculo: manter um chip em nosso cérebro pode ser perigoso. Para evitar que o corpo reconheça o aparelho como intruso, pesquisadores da Universidade Pennsylvania Medical School, nos EUA, estão trabalhando em chips biocompatíveis. O grupo espera criar interfaces neurais que sejam mais eficientes do que as que existem hoje - e sem irritar ou gerar cicatrizes no tecido cerebral.

"Nós pretendemos fazer dispositivos ultrafinos que possam ser inseridos dentro do cérebro através de pequenos orifícios no crânio", diz à Technology Review Brian Litt, professor de neurologia e bioengenharia da universidade.

O grupo publicou em abril resultados de um estudo desenvolvido em cérebros de gatos. A membrana de seda foi o material ideal escolhido para o trabalho: é fina, por isso pode ser inserida facilmente por buracos muito pequenos, e é facilmente dissolvida em biomoléculas inofensivas ao longo do tempo.

Quando é colocada no tecido cerebral e molhada com solução salina, a membrana de seda "embala" a superfície do cérebro, trazendo os eletrodos mais perto das dobras do tecido cerebral. Chips normais não alcançam essas fendas, que cobrem a maior parte do cérebro, por isso são menos eficientes.

"Um dispositivo como este abriria novos caminhos em toda a neurociência e todas as aplicações clínicas", diz Gerwin Schalk, pesquisador no centro de Wadsworth, em Nova York. "O que eu prevejo é a colocação de um dispositivo de seda ao redor de todo o cérebro, que monitoraria a função cerebral continuamente por semanas, meses ou anos, com uma alta resolução espacial e temporal".  (fim)

---------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando noticia do ano de 2007...  (acho que atualmente já se concretizou)

EUA querem monitorar soldados através de chips instalados em seus cérebros

31.07.2007 - O Departamento de Defesa dos Estados Unidos planeja monitorar os sinais vitais de soldados com chips instalados em seus cérebros. As pesquisas estão a cargo da Universidade de Clemson, na Carolina do Sul. Os pesquisadores estão projetando um biosensor do tamanho de um grão de arroz, que também vai ter um software para medir a quantidade açúcar no sangue, segundo informações da universidade. Até o momento, a dificuldade tem sido transmitir os dados por uma conexão wireless.

Para diminuir o risco de rejeição do organismo, os cientistas estão usando no chip uma espécie de gel similar ao tecido humano. A previsão é que a tecnologia esteja pronta para testes em pessoas dentro de cinco anos, de acordo com o Centro de Bioeletrônicos, Biosensores e Biochips de Clemson, que já investiu US$ 1,6 milhão nos estudos.

Os chips poderiam ser usados em astronautas, em missões espaciais, e no tratamento de pacientes com diabetes ou que precisem de transplante de órgãos.

Fonte: Terra notícias

----------------------------------------------------------------------------------

31.07.2007 -Nota do Portal Anjo, por Dilson Kutscher -  www.portalanjo.com

Ainda me lembro, quando no ano de 1998, publiquei vários artigos no Portal Anjo, que naquele tempo chamava-se site "A Caminho da Redenção", sobre o implante de chip e o monitoramente de pessoas por satélites. Nem preciso dizer, que na época fui ironizado pelos visitantes, pois diziam que tal implante era coisa de filmes de ficção científica. Afirmavam que eu assustava as pessoas com essas idéias mirabolantes, já que implante de chip, monitoramente de satélites e câmeras nas ruas, era coisa de pessoas com visões um tanto alucinadas. Só que essa é a realidade cada vez mais presente que o mundo nos impõe. Ainda bem que resolveram despertar sobre o tema implante de chip, pois antes tarde do que nunca. Pode ser um grande avanço tecnológico, mas quem vai ter o poder de controlar este avanço na vida pessoal da cada indivíduo?

Diz na Sagrada Escritura:

“Conseguiu que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos tivessem um sinal na mão direita e na fronte , e que ninguém pudesse comprar ou vender se não fosse marcado com o nome da fera ou com o numero do seu nome “ (Apocalipse 13,16 e 17)

* * *

Leia também:  Leis de Saúde Americana exigem Implante de Microchip

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne