Redemoinho de terra em formato de tornado assusta moradores em Sumaré, SP


17.09.2013 -

n/d

O internauta e operador Eliel Siqueira, de 33 anos, registrou um redemoinho de terra e poeira que se formou na Vila Menuzzo, em Sumaré (SP). O flagrante foi feito próximo de uma área rural na tarde de sexta-feira (13) e foi enviada pelo VC no G1.

Siqueira afirma que o vento forte começou por volta das 14h. Ele saiu de casa, que fica na Rua Itália, para ver o que estava ocorrendo. Depois de verificar o fenômeno, o internauta pegou a máquina e fez as fotografias.

“Só vi uma ventania assim em outubro de 2011 quando ocorreram na cidade vários estragos. Desta vez foi rápido, não demorou nem cinco minutos. Minha preocupação foi registrar e depois tirar a roupa do varal porque não aconteceu nada de prejuízos”, explicou Siqueira.

Nota da Redação: “Não é comum ocorrer essa formação tão perfeita em forma de funil”, disse a meteorologista Ana Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), instituto vinculado à Universidade de Campinas (Unicamp).

n/d

A formação do redemoinho ocorreu por conta das partículas de poeira em suspensão.“Correntes de vento com deferentes velocidades e direções que podem ocorrer pelos diferentes tipos de coberturas da superfície, formando uma nuvem de poeira, com o formato de um tornado”, afirmou a especialista.

Os redemoinhos se formam quando o ar quente sobre uma superfície sobe em direção a uma bolsa de ar mais frio. Esse tipo de formação, de acordo com a especialista, é mais frequente em áreas abertas e em dias com temperatura elevada e céu sem nuvens.

Fonte: G1

=================================

 

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

VEJA TAMBÉM...

Fenômeno raro escurece o céu e assusta moradores de Lorena SP

Parecia mais um twister ou tromba-d'água, diz leitor sobre nuvem em BH

Sinal dos Tempos: Vaporizou tudo, diz homem que registrou tornado de fogo

Nuvem em formato de túnel no céu do Uruguai chama atençäo

Nuvem em praia de Malta espanta por semelhança com explosão atômica

Enorme Tempestade de areia de 20 km atinge os EUA

Clima Extremo: Motoristas enfrentam tempestade de areia na Escócia

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne