Poluição do ar é classificada como elemento cancerígeno pela OMS


17.10.2013 -

n/d

A Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (Iarc, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira que incluiu a poluição do ar exterior como um dos elementos causadores do câncer em humanos, com especial incidência no casos de pulmão e de bexiga.

Embora esse anúncio tenha sido feito hoje em Genebra, a Iarc, uma instituição ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), tomou essa decisão na última semana em Lyon, na França, onde realizou a reunião monográfica com foco na incidência da poluição no desenvolvimento do câncer.

Segundo os dados da agência, 223 mil casos de mortes por câncer de pulmão relacionados à poluição foram registrados somente em 2010.

O presidente da seção monográfica do Iarc, Kurt Straif, indicou que esta decisão foi tomada a partir da observação "evidente" da existência de partículas poluentes no ar que podem ser consideradas "cancerígenas", algo provado nos 14 estudos que a Iarc analisou.

Neste aspecto, as partículas poluentes foram classificadas no chamado grupo 1 das substâncias causadoras do câncer, no qual também se encontram tabaco, amianto, plutônio, pó de sílica e radiação ultravioleta.

Straif ressaltou que o risco de câncer de pulmão aumenta de acordo com os níveis de poluição ambiental, um fenômeno que está sendo registrado no mundo todo e, principalmente, nos países mais industrializados da Ásia e América Latina.

No entanto, Straif esclareceu que a composição da poluição ambiental, assim como os índices de exposição, pode variar enormemente entre as regiões.

Neste sentido, o presidente da seção monográfica da Iarc lembrou que a poluição do ar representa um risco para a saúde em geral, provocando problemas respiratórios e cardíacos; além de ser, junto ao tabaco, um dos causadores fundamentais para o desenvolvimento de câncer de pulmão.

Straif também explicou que a Iarc já havia avaliado de maneira individualizada a incidência de diferentes elementos químicos poluentes presentes no ar, mas que esta é a primeira vez que os analistas classificam a poluição ambiental como causadora do câncer em seu conjunto.

"O ar que respiramos está poluído com uma combinação de diferentes substâncias cancerígenas", indicou Straif, que ressaltou que estes elementos poluentes são ocasionados fundamentalmente pelas emissões derivadas de atividades como o transporte, a indústria, a agricultura e a geração de energia.

De acordo com a Iarc, a classificação da poluição como elemento cancerígeno deve ser "um primeiro passo" para fazer com que os governos adotem medidas capazes de minimizar seus riscos.

Fonte: Terra noticias

=============================

VEJA TAMBÉM...

Sinal dos Tempos: Metade da população da Grã-Bretanha deve ter câncer em 2020

Estudo sueco relaciona poluição com endurecimento das artérias

Cidade da Argentina exige resposta sobre os rastros que aeronaves deixam no Céu

Pesquisadores detectaram substâncias perigosas na água potável nas cidades brasileiras

Importante Alerta! Aumentarão o veneno em nossa água

Milhões de americanos foram contaminados com vírus causador do Câncer através da vacina

A Nova Ordem Mundial e o Genocídio para redução da População Global

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne