São Paulo: Aumenta incidência de descargas elétricas nas cidades da região


27.12.2012 - Em 20 dias, o número de raios em Rio Claro, SP, passou de 87 para 658.
Na cidade de Araraquara o aumento foi de 377 para 916 ocorrências.

 A incidência de raios é alta na região. Enquanto a média nacional é de cinco descargas elétricas por quilômetro quadrado, Rio Claro (SP) tem 10,10, seguida por São Carlos (SP), com 8,26, e Araraquara (SP), com 8,25.

As ocorrências aumentaram significativamente este ano. Nos primeiros 20 dias deste mês, o número em Rio Claro subiu de 87 para 658. Em Araraquara, passou de 377 para 916, e em São Carlos, de 321 para 565.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), não há uma explicação para esse alto índice na região. Os técnicos alertam, entretanto, que a temperatura do Oceano Atlântico está ligeiramente acima da média na costa brasileira e isso deve favorecer a ocorrência de raios.

Outra explicação para tantas descargas elétricas é o aumento da poluição e do aquecimento global. “Isso produz maior evaporação de água do oceano, que aumenta a umidade na atmosfera alta e o número de partículas”, explica o Iori Borissevitch, físico da USP de Ribeirão Preto.

Casos
Há cerca de 20 dias, raios queimaram o equipamento inversor de freqüência, instalado perto das bombas de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos. O abastecimento foi prejudicado e dez mil casas ficaram alguns dias sem água.

Em São João da Boa Vista (SP), o aposentado José Carlos Vicente, de 52 anos, flagrou com uma câmera a queda de um raio no quintal de sua casa, a cerca de 2 metros de onde estava, no bairro Jardim Cledirna (veja o vídeo).

“Eu já estava há um ano tentando registrar um raio, mas não tão perto. Eu assustei. Falam que raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas eu não acredito. O clarão foi tão grande e intenso que parecia coisa de filme de ficção”, brincou.

Fonte: G1

=================================================

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá consternação dos povos pelo bramido do mar e das ondas, mirrando-se os homens de susto na expectativa do que virá sobre o mundo, porque as forças dos céus se abalarão." (Lucas, 21,25)

 

Leia também...

Tempestade com 170 mil descargas elétricas atinge Austrália

Sinal dos Tempos: Tempestade torna o dia em noite no nordeste da Austrália

Sinal dos Tempos: Vaporizou tudo, diz homem que registrou tornado de fogo

 

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne