Cometa Ison poderá ter brilho de Lua cheia, diz astrônomo


03.01.2012 - O cometa Ison, o C/2012 S1, se tornará visível a olho nu ao final de novembro deste ano e promete ter um brilho comparável a uma Lua cheia ou até mais, na avaliação de astrônomos, entre os quais David Whitehouse, que escreveu um artigo sobre o assunto para o jornal britânico The Independent. “Poderá ser o mais brilhante cometa visto em muitas gerações”, disse.

n/d

A maior aproximação com a Terra ocorrerá entre os dias 25 e 28 de dezembro, a uma distância de 60 milhões de quilômetros. A partir de agosto, o cometa poderá ser acompanhado por telescópio amador.

O cometa foi descoberto no Observatório Kislovodsk em 21 de setembro de 2012 pelo bielorusso Vitaly Nevsky e russo Artem Novichonok. Mas há registro de que ele já tinha sido detectado no dia 28 de dezembro de 2011 e 28 de janeiro de 2012 por observadores amadores.

O espetáculo da luminosidade do Ison poderá se frustrar se sua cauda composta de gás e poeira se diluir ao passar próximo do Sol, o que ocorrerá em novembro. Antes, em outubro, ele “visitará” Marte.

Ison nasceu na Nuvem de Oort (ou Opik-Oort), que é um berçário hipótese (não pode ser observado diretamente) de cometas e asteroides. Fica nos limites gravitacionais do sistema solar, é esférica e pode conter até cem bilhões de cometas. O percurso do Ison até a proximidade da Terra está se dando em milhões de anos. Após passar por aqui, ele voltará para o espaço profundo.

Um porta-voz da Nasa disse que os astrônomos de todo o mundo estão “acompanhando esta grande bola de neve suja” para entender a sua evolução. Provavelmente será a única aparição por aqui do Ison.

A Agência Espacial Europa informou estar analisando os prováveis perigos que o cometa poderá representar para a Terra.

Em 2013, em março e abril, outro cometa, o 2014 L4 (PanSTARRS), passará perto da Terra, mas não será tão espetacular como o Ison.

Com informação do The Independent  e   Blog Paulo Lopes

==============================================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"...e as estrelas do céu caíram na terra, como frutos verdes que caem da figueira agitada por forte ventania". (Apocalipse 6,13)

 

Leia também...

Nasa prepara astronautas para salvar o mundo de asteroides

Veja o Video: Raios de luz intrigam moradores de cidade do Paraná

Sinal dos Tempos: Asteroides próximos, haveria tempo de defesa em caso de impacto?

Bola de Fogo provoca estrondo e clarão azul em Passo Fundo RS

Astrônoma flagra raríssimo arco-íris de fogo em Itanhaém, SP

 


.


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne