Cidade argentina de La Plata: inundação histórica atinge 50% da cidade


03.04.2013 -

n/d

Uma pessoa morreu e outras 2.200 tiveram de ser evacuadas em La Plata, sul de Buenos Aires, em uma inundação histórica que chegou a cobrir na quarta-feira 50% da cidade, capital do principal distrito do país, informaram as autoridades.

"Temos um morto confirmado pela polícia, mas esta catástrofe permite supor que há circunstâncias muito graves e pode haver outras. Mais de 50% da cidade ficou sob as águas, que começam a baixar, e temos 2.200 evacuados", informou o chefe de gabinete da prefeitura de La Plata, Santiago Martorelli, falando ao canal C5N.

Fonte: Terra noticias

 

Complemento do Artigo - Atualização as 10h55

O número de mortos por conta do forte temporal que atingiu a província de Buenos Aires na terça-feira foi elevado para sete após a confirmação de falecimento de uma pessoa na cidade de La Plata, que ficou totalmente alagada e vê um "desastre sem precedentes", segundo as autoridades.

"A situação é muito série. Há consequências trágicas. Ontem a noite, não era possível voar pela zona por conta do temporal e agora, com a primeira luz do dia, temos uma visão mais profunda sobre a questão humanitária", declarou o governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, para a "Rádio Mitre".

O secretário de Segurança da Argentina, Sergio Berni, afirmou que há mais de 3 mil evacuados e advertiu que não descartam que o número de mortos em La Plata, a capital provincial, situada a 60 km de Buenos Aires, aumente à medida que avancem os trabalhos de resgate, nos quais o Exército também participa.

"Metade da cidade está sob água, o trabalho vai ser duro o dia todo. Em duas horas, caíram 400ml de água, algo que jamais aconteceu na história", acrescentou Berni em entrevista coletiva.

Scioli declarou feriado escolar e administrativo e pediu aos moradores que permaneçam em suas casas e evitem movimentar-se pela cidade, cujos principais acessos "se encontram intransitáveis".

As chuvas deixaram vários bairros sem luz e a inundação, que superou um metro de altura em alguns pontos, obrigou alguns moradores a buscarem refúgio em telhados e árvores.

Em Buenos Aires, o forte temporal de terça-feira deixou seis mortos, cerca de 300 evacuados e afetou cerca de 350 mil moradores, segundo o titular do Sistema de Atendimento Médico de Emergências (SAME) de Buenos Aires, Alberto Crescenti.

Por conta do desastre, aconteceu outra troca de acusações entre as autoridades nacionais e as da cidade de Buenos Aires, liderada pelo prefeito, o conservador Mauricio Macri.

Berni responsabilizou Macri pela falta de obras na cidade que, em sua opinião, determinaram a inundação de várias zonas, principalmente nos bairros do norte.

Mas o próprio Macri, em entrevista coletiva, disse que essas obras não puderam ser feitas ainda porque o Governo argentino não autorizou o financiamento necessário ao Executivo portenho.

As precipitações na capital argentina diminuíram nas últimas horas e a água baixou, mas as autoridades pedem ainda aos motoristas que tenham muito cuidado.

Terra noticias

============================

Leia também...

Sinal dos Tempos: Uruguai e Argentina registram estragos com tornados

Bola de Fogo caída do céu provoca explosäo e causa danos na Argentina

Sinal dos Tempos: Primeira escola para travestis é inaugurada na Argentina

Argentina aprova lei da - morte digna - para doentes terminais

Sinal dos Tempos: Coligação laica argentina pede o fim dos privilégios da Igreja Católica

Marcha feminista agride católicos que defendiam a Catedral de Posadas, Argentina
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne