Especialistas confirmam ocorrência de tornados em São Joaquim, na Serra de SC


13.11.2013 - Depois da confirmação de uma microexplosão, especialistas confirmam também a ocorrência de tornados em São Joaquim, na Serra Catarinense. Formados no mesmo tipo de nebulosidade, os dois fenômenos aconteceram entre o fim da tarde e início de noite da última segunda-feira e assustaram os 25 mil moradores do município.

Pela manhã, após analisar fotos de um galpão cujas paredes ficaram em pé e o telhado desabou no meio, como se o teto tivesse sido empurrado para baixo, o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, atestou a microexplosão, que ocorre quando uma forte rajada de vento sai da base da nuvem em direção ao solo.

À tarde, ao receber novas imagens e assistir a um vídeo gravado por um morador que mostra a formação de quatro funis de nuvem no céu, Puchalski confirmou a ocorrência de um ou mais tornados no município, mas em regiões diferentes da microexplosão.

— É uma condição normal, pois os dois fenômenos se originam no mesmo tipo de nebulosidade (cumulus nimbus), mas não dá para fazer relação entre ambos e afirmar qual é mais forte.

Quem também confirma a ocorrência de tornados em São Joaquim são os pesquisadores Jaqueline Estivallet e Paulo Hames, de Florianópolis. Os dois são estudiosos de tornados e subiram a Serra para conferir de perto o que aconteceu.

Entre as principais características, eles encontraram muitas rotações em telhados e telhas totalmente retorcidas, caixas de maçã que foram sugadas e levadas para longe dos depósitos, árvores retorcidas para lados diferentes e partidas ao meio, um barracão de tijolos completamente torto e uma porta de galpão com 500 quilos lançada a 300 metros do local.

Para a pesquisadora, os tornados que atingiram São Joaquim devem ter ficado entre as categorias F0 (considerado leve, com ventos de 64 a 116 km/h conforme a Escala Fujita, utilizada para medir a intensidade de tornados avaliando-os pelos danos causados) e F1 (moderado, de 117 a 180 km/h).

Ela lembra que o último tornado com potencial de dano a atingir Santa Catarina foi o que destruiu toda a cidade de Ponte Alta, também na Serra, no dia 2 de dezembro do ano passado. Na ocasião, o fenômeno ficou na categoria F3 (forte, com ventos de 254 a 331 km/h).

Toda a área urbana de Ponte Alta foi castigada, e praticamente todos os cinco mil moradores foram afetados. Os prejuízos passaram dos R$ 30 milhões e a prefeitura decretou estado de calamidade pública. Em São Joaquim, a Defesa Civil estadual avalia a necessidade de decretar situação de emergência.

Fonte: Diário rio Catarinense

ASSISTA: Morador grava formação de tornados em São Joaquim, na Serra de SC:

 

================================

Nota de www.rainhamaria.com.be

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

 

Veja Também...

Visôes do Autor deste Site: Fenômenos Climáticos Intensos no Céu

Visôes do Autor deste Site: A Tempestade Negra

Clima Extremo: Nunca vi pedra de granizo deste tamanho em Goiânia, diz morador

População se espanta: Em meio a seca histórica, chove granizo no sertão do RN

Instituto Tecnológico Simepar confirma que tornado passou pelo Paraná

Taquarituba SP: Moradores dizem que cidade foi como bombardeada numa guerra

Prefeito de Taquarituba SP: É como um cenário pós-guerra, toda cidade destruída

O Fim dos Tempos chegou e poucas pessoas crêem nas Palavras da Sagrada Escritura

Imagens mostram desespero de filipinos procurando abrigo durante o Tufão

Fúria da Natureza: Ondas provocadas por Supertufão arrastaram navios nas Filipinas

Repórter do Jornal La Repubblica diz: Começou a Era de Eventos Climáticos Extremos

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne