Abastecimento de água está ameaçado em Santa Catarina


31.01.2014 -

n/d

A elevação da temperatura no verão naturalmente aumenta o consumo de água. Somada ao comportamento típico de quem quer se refrescar na estação, a falta de chuvas regulares e bem distribuídas entre os municípios de Santa Catarina contribuem para prejudicar o abastecimento.

Nesta sexta-feira, a Casan emitiu alerta para o uso racional da água. Nestas condições, os mananciais de captação começam a ficar comprometidos, com a redução aos poucos dos níveis de água.

— Amenizar o problema depende de que as pessoas consumam água de forma racional, ou seja, é preciso pensar no coletivo antes do individual. Não tem como lavar a caixa d'água se os meus vizinhos não têm água. É uma questão de sensibilidade —  explica Karine dos Santos Luiz, geógrafa da Casan.

Levantamento inicial da Casan indica que no Oeste de Santa Catarina a situação dos mananciais começa a ficar abaixo do nível ideal nos municípios de Pinhalzinho, Xaxim e Seara. O cenário se repete na região do Planalto Norte, em Santa Cecília, no Norte, em Araquari, e no Litoral Norte, em Porto Belo e Bombinhas.

Em Florianópolis, o superintendente da Casan, Carlos Alberto Coutinho, diz que no Norte da Ilha, na região da Praia da Daniela, é crítica a situação do manancial de captação. Caso não haja chova regularmente nos próximos cinco a oito dias, o abastecimento pode ser comprometido, de acordo com Coutinho.

n/d

A companhia não descarta a possibilidade de adotar um sistema de rodízio no abastecimento. Principal fonte de captação para a região da Grande Florianópolis, o Rio Pilões, na Serra do Tabuleiro, em Santo Amaro da Imperatriz, ainda está  em nível regular.

Fornecimento de energia se mantém estável

O calor muito acima da média registrado nos últimos dias fez o consumo de energia crescer em todas as regiões do Estado. Neste ano, somente na região da Grande Florianópolis, segundo a Celesc, a variação na demanda cresceu 18,06%. Em janeiro de 2013 o consumo foi de 465,66 Megawatts, em janeiro de 2014 foram 549,77 Megawatt.

A estimativa é de que a demanda permaneça alta até o final da primeira semana de fevereiro com a previsão de uma nova onda de calor.

— O sistema de fornecimento de energia é robusto e se comporta de forma adequada, o abastecimento deve se manter regular — diz o presidente da Celesc Cleverson Siewert

Fonte: Diário Catarinense

========================

 

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Principal reservatório que abastece São Paulo atinge menor nível em 39 anos

Especialista diz que seca nos reservatórios já ameaça abastecimento de água em SP

Calor Intenso: Abastecimento de água comprometido em cidades do litoral catarinense

Devido as altas temperaturas falta água em Porto Alegre e mais 12 municípios

Calor recorde: Buenos Aires decreta emergência em meio a apagões e falta de água

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne