Rede de vigilância detecta novos meteoros sobre o interior de São Paulo


03.03.2014 - Alguns dias depois de registrar a passagem de uma extraordinária bola de fogo sobre a costa brasileira, câmeras de vigilância do céu da rede Bramon registraram mais um bólido, desta vez sobre a região noroeste de São Paulo.

 

No mês de fevereiro, três importantes passagens incandescentes foram detectadas por câmeras de monitoramento de rochas espaciais. A mais intensa ocorreu no dia 12, quando um bólido de cerca de 25 quilos cruzou a costa brasileira acima da cidade de Caraguatatuba. Na ocasião, a intensa bola de fogo foi registrada por câmeras instaladas em São Sebastião, no litoral de SP e em Mogi das Cruzes, no interior paulista.

Agora, novos vídeos divulgados pela Bramon, Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, mostram novos eventos, desta vez sobre cidades do interior do Estado.

Os registros em vídeo confirmam que no dia seguinte ao evento principal, em 13 de fevereiro uma bola de fogo de pequeno tamanho cruzou o campo de visão da câmera da estação RCP, localizada na cidade de Nhandeara, situada no noroeste do Estado e operada pelo astrônomo amador Renato Poltronieri. As cenas mostram um bólido rompendo a atmosfera no sentido norte-leste, desintegrando-se em seguida.

Agora, um novo evento voltou a ocorrer e também foi registrado pelas câmeras de vigilância do céu.

A passagem da bola incandescente ocorreu às 22h49 do dia 27 de fevereiro e foi detectada pela câmera de céu amplo BTS, instalada na cidade de Batatais, situada a 355 km da capital, entre Franca e Ribeirão Preto. A estação é operada pelo também astrônomo amador Ricardo Cavallini.


Neste registro, o bólido também parece surgir do quadrante norte, mas segue em direção ao quadrante oeste.

Em nenhum dos casos, há registro de algum meteorito que tenha sobrevivido ao intenso calor da entrada na atmosfera.

Embora sejam eventos de pequena magnitude, as detecções são extremamente importantes e mostram a capacidade que a rede de vigilância tem no acompanhamento desse tipo de evento, até então inédita em nosso país.

Vídeos: no topo, registro de bola de fogo feito pela estação BTS, situada na cidade de Batatais, SP. Acima, bólido cruza o céu e é detectado por câmera de vigilância do céu da estação RCP, na cidade de Nhandeara, no noroeste paulista. Créditos: Bramon.org, Apolo11.com.

=========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"...e as estrelas do céu caíram na terra, como frutos verdes que caem da figueira agitada por forte ventania". (Apocalipse 6,13)

 "O terceiro anjo tocou a trombeta. Caiu então do céu um astro enorme, ardendo como um facho. Precipitou-se sobre a terça parte dos rios e nas fontes de água. O nome do astro é Absinto. E se converteu em absinto a terça parte das águas. Muitos homens morreram das águas que se tornaram amargas. O quarto anjo tocou a trombeta. Foi ferida então a terça parte do sol, da lua e das estrelas, de sorte que escureceram em um terço. O dia e a noite perderam uma terça parte de seu brilho.
O quinto anjo tocou a trombeta. Vi uma estrela que caíra do céu sobre a terra. Foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Abriu o poço e do poço subiu uma fumaça como a fumaça de um grande forno. O sol e o ar escureceram por causa da fumaça do poço." (Livro do Apocalipse – São João)

 

Veja também...

Gigantesca bola de fogo explode sobre o litoral de São Paulo

Objeto não identificado cai e causa forte terremoto na Argentina

Mais um? Asteroide de 3 metros atinge a atmosfera acima do oceano Atlântico

Bola de fogo explode acima do Centro-Oeste dos EUA

Enorme bola de fogo vista nos céus da Califórnia e no sul dos EUA

Meteorito cai no centro do Canadá e causa medo nas milhares de testemunhas

Astrônomos Espanhóis: Terra está ameaçada por grupo de Asteróides

Descoberto cemitério de cometas que podem voltar à vida a qualquer momento

Bola de fogo no céu de Cruzeta-RN durante a procissão de Nossa Senhora dos Remédios

Objeto misterioso explode no céu e causa pânico na população da Rússia

Imensa Bola de Fogo ilumina céu a noite e assusta moradores do México

Sinal dos Tempos: Meteorito preocupa moradores de cidade pernambucana

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne