Fenômeno El Niño deve frustrar governo de SP e prolongar estiagem do sistema Cantareira


10.05.2014 -

n/d

Aguardado com otimismo pelo governo paulista para amenizar a crise de estiagem do Sistema Cantareira, o fenômeno climático El Niño, previsto para este inverno, pode não ter intensidade suficiente para provocar chuvas significativas na região Sudeste e ainda deve atrasar o início da temporada chuvosa, segundo previsão da empresa de meteorologia Climatempo. Neste sábado (10), o Sistema Cantareira atingiu mais um recorde negativo.

"Há uma sinalização de El Niño para julho e agosto, mas que não deve refletir no aumento significativo da chuva na região Sudeste. Será mais na região Sul do País", explica o meteorologista Marcelo Pinheiro.

— O que pode acontecer é um atraso do período chuvoso na região, porque o El Niño altera o padrão de circulação da atmosfera e pode impedir a chegada da umidade que vem da Amazônia. Em vez de começar em meados de setembro, as chuvas podem ficar para outubro.

Causado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico, o El Niño, normalmente, provoca muita chuva no Sul, seca no Nordeste e calor acima da média no Sudeste, com irregularidade no regime de chuvas.

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional do Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), a chance de desenvolvimento do El Niño aumenta para 60% em junho e fica superior a 70% em agosto.

Com base nessas informações, o Núcleo de Gerenciamento de Emergências da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo prevê que os meses de maio, junho e julho serão "ligeiramente chuvosos e pouco acima da média climatológica".

"Em agosto e setembro, o padrão de chuvas fica mais próximo da neutralidade" e "em outubro e novembro as chuvas ficam ligeiramente abaixo da média, voltando ao padrão chuvoso em dezembro".

O nível do sistema Cantareira atingiu 9,1% de sua capacidade hoje, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Esta é a 20ª queda consecutiva no volume de água armazenado no reservatório que abastece a Grande São Paulo.

Fonte: R7

==========================

Nota de www.rainhamaria.com.br  -  por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Fontes de água secando: Reservatórios do Centro-Oeste e Sudeste chegam a níveis

Operador Nacional do Sistema Elétrico admite propor corte de luz no Brasil

O baixo nível da represa do Rio Jundiaí revela paisagem incomum e surpreende moradores

Previsão da Sabesp: Regiões de São Paulo podem ficar até 5 dias sem água

Especialistas alertam para grande risco de faltar água em São Paulo

Bacia do Rio Paraíba que abastece o Estado do RJ pode secar em 8 meses

A seca nos rios do Sistema Cantareira: Vão desaparecer peixes, aves e outros animais

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne