Verão antecipado? Onda de calor vai se agravar em Minas Gerais, com novos recordes de temperatura


17.10.2014 -

n/d

O tempo quente que voltou a sufocar Belo Horizonte nessa quinta-feira, com máxima de 33°C, deve se tornar mais extremo de amanhã até segunda-feira. De acordo com previsão do Instituto Climatempo, a grande massa de ar que já domina o interior do país se tornará ainda mais intensa, principalmente entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul. Com o ar parado, o aquecimento durante o dia tende a aumentar. O fenômeno, conhecido como “bolha de calor”, deve ser mais intenso entre Minas, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná. Temperaturas máximas devem superar facilmente os 40°C, com chances de extremos próximos a 45°C à sombra na tarde de domingo.

n/d

O meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, prevê que em BH a temperatura supere os 37,1°C, recorde em um século de medições, registrado em 2012. No Noroeste mineiro, Ruibran acredita que os termômetros superem os 40°C. “Há uma massa de ar quente sobre o estado e o que vai acontecer é uma intensificação do calor.” Além das temperaturas altas, ele explica que haverá queda da umidade do ar e que a concentração de raios ultravioleta será grande, já que o céu estará aberto.

n/d

Segundo Ruibran, na segunda a sensação de calor deve ser ainda maior, por causa do choque entre a massa de ar quente e uma frente de ar polar que vem do Sul. O meteorologista destaca que, a partir da terça-feira, com a estabilização da massa fria sobre Minas, as máximas podem cair entre 10°C e 15°C.

ALTERNATIVAS Em Belo Horizonte, antes mesmo do agravamento do calor previsto para o fim de semana, a população já busca alternativas para enfrentar as altas temperaturas associadas ao tempo seco e à alta concentração de poluentes. Um dos trunfos da recepcionista Franciane Pereira da Costa, de 29 anos, é beber muita água. No entanto, ela ainda não encontrou alternativa para respirar melhor. “A garganta fica seca e, para piorar, o ar está muito poluído”, diz.

A poluição não traz apenas desconforto: também contribui para agravar alergias respiratórias. É o que ocorre com a estudante da UFMG Vivian de Almeida Andrade, de 20, que tem sofrido com crises de rinite. “Tenho muita alergia. Preciso pingar soro fisiológico o dia inteiro, para evitar que o nariz sangre”, diz, afirmando que a nuvem de fumaça se espalhou de tal forma que a cidade parece estar tomada por neblina.

n/d

Ontem, para driblar o calor, o jeito foi buscar soluções criativas e roupas bem leves. A professora de música da UFMG Maria do Carmo Souza Campara, de 65, incorporou a sobrinha ao look diário. “Uso como bloqueador solar. Não saio sem ela”, diz. Na tarde de ontem, ela deu carona para a nora Maria Luísa. Como tem pressão baixa, a jovem não dispensa roupas confortáveis e uma alimentação bem leve.

Segundo o professor Antônio Leite Alves Radicchi, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG, a piora na qualidade do ar, especialmente motivada por ozônio e material particulado, provoca irritação das mucosas, que pode comprometer as vias aéreas. “Se você respira esses poluentes e a mucosa está ressecada, a possibilidade de infecções é muito grande, pois a entrada de bactérias fica facilitada”, explica o especialista.

Ele lembra ainda que a exposição a poluentes a médio prazo pode levar ao câncer, assim como a doenças cardiovasculares. “Você acaba forçando o sistema respiratório, o que acarreta outros problemas”, completa. De acordo com os médicos, as principais recomendações para o período são ingerir bastante água e evitar a prática de exercícios ao ar livre.

Fonte: UAI noticias

==============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

VEJA TAMBÉM...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Belo Horizonte: Densa névoa cinza cobre o Céu e calor bate novo recorde

Incêndios castigam MG, em 2 dias registrados mais de 150 focos pelos Bombeiros só na Grande BH

Combinação de baixa umidade, falta de água e poluição aumenta doenças e estresse de paulistanos

Além da seca, focos de incêndios aumentam em todas as Regiões de Sâo Paulo

Imagens dramáticas mostram impacto da grave seca na Califórnia EUA

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne