Os brasileiros acumulam água, preparando-se para possível racionamento drástico, quando o pico da estação chuvosa chegar ao fim


12.02.2015 - Um sinal (em preto) que lê "Torneira sem água" é visto dentro de uma sorveteria no bairro de Pinheiros, em São Paulo 10 de fevereiro de 2015.

n/d

Os brasileiros estão acumulando água em ... mais seus apartamentos, perfuração de poços caseiros e tomando outras medidas de emergência para se preparar para o racionamento forçado que parece provável e poderia deixar torneiras secar por até cinco dias por semana, por causa de uma seca. Em São Paulo, a maior cidade do país, com uma área metropolitana de 20 milhões de pessoas, o principal reservatório é de apenas 6 por cento da capacidade, com o pico da estação chuvosa agora passado. Muitos bairros já experimentaram quedas de água diários como Sabesp abaixa a pressão nas tubulações para economizar o consumo.

n/d

Outras cidades no sudeste densamente povoadas do Brasil, como Rio de Janeiro face menos terrível escassez, mas também podia ver racionamento.

A incerteza sobre a seca e as suas consequências sobre o emprego, a saúde pública e qualidade de vida global escureceram ainda mais o humor dos brasileiros no momento em que a economia está lutando e da presidente Dilma Rousseff popularidade está em um ponto mais baixo.

Após chuvas janeiro desapontado, e incentivos para reduzir o consumo ficou aquém, funcionários São Paulo alertou o próximo passo poderia ser para desligar o abastecimento de água dos clientes por até cinco dias por semana - uma medida que, provavelmente, até a próxima temporada começa chuvosos em Outubro, se não mais.

Os funcionários do Estado dizem que ainda não decidiu se ou quando a implementar tal racionamento, em parte porque eles ainda estão esperando por fortes chuvas em fevereiro e março. Lagos fato, tempestades nos últimos dias têm causado a subir um pouco.

Ainda assim, as projeções independentes sugerem que o principal reservatório da Cantareira São Paulo pode ficar sem água assim que abril sem cortes drásticos para o consumo.

n/d

Como tal, a corrida é para garantir água enquanto dura.

Grandes hospitais em São Paulo está instalando centros de tratamento e reciclagem in-house água, entre outras medidas, para se certificar de que eles ainda podem realizar cirurgias e outras tarefas essenciais para que o abastecimento regular pára.

Enquanto isso, as empresas estão competindo uns com os outros para garantir as entregas de grandes caminhões-tanque de água, que já se tornaram uma visão comum nas ruas congestionadas de São Paulo.

"É como ver 10 litros em seu tanque de gás e saber que você não vai fazer isso para a próxima estação", disse Stefan Rohr, diretor ambiental para indústria grupo Ciesp em Campinas, uma área metropolitana de mais de 3 milhões de pessoas ao norte de São Paulo.

Muitas grandes indústrias intensivas em água, incluindo bebidas, celulose e aço, há muito tempo, fez planos de contingência para caminhão em água ou usar poços subterrâneos, o que pode evitar um desastre econômico de pleno direito.

Mas as menores, que variam de salões de beleza e restaurantes para a lavagem de carros e indústria leve, pode ter que fechar ou restringir severamente a atividade.

n/d

"O impacto econômico será a perda de empregos", disse Rohr.

40 milhões poderiam ser afetados

Sabesp, concessionária de água controlada pelo Estado de São Paulo, disse à Reuters que ainda não sabia quando ou se o racionamento começaria. Governador do Estado Geraldo Alckmin, que também viu sua popularidade despencar devido à crise da água, se recusou pedidos de entrevista.

n/d

Um membro do gabinete de Dilma Rousseff à Reuters no início deste mês em condição de anonimato que algum grau de racionamento de água é esperado em três maiores áreas metropolitanas do Brasil - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com uma população total de 40 milhões de pessoas.

Mesmo sem racionamento, os problemas de saúde estão sendo sentidos.

O número oficial de casos de dengue em São Paulo triplicou em janeiro em relação ao ano anterior, para 120. Funcionários culpou o aumento, em parte, os moradores de coleta de água da chuva em baldes abertos, o que atrai mosquitos.

Muitos brasileiros mais ricos têm grandes tanques de armazenamento construído em seus edifícios de apartamentos ou casas que, combinado com o uso da água mais consciente, pode permitir-lhes sobreviver racionamento severo sem nunca ver suas torneiras secam.

Mas a maioria das famílias da classe trabalhadora não pode pagar tais medidas. Alguns sindicatos estão planejando manifestações para o próximo mês para protestar contra a manipulação do governo da crise e exigir os pobres não suportar o peso dele.

"Nós não vamos aceitar pagar pela irresponsabilidade do governo com os nossos empregos", disse Adi dos Santos Lima, presidente da filial paulista do maior sindicato do guarda-chuva do Brasil, a CUT.

A economia do Brasil já é esperado para postar crescimento zero este ano. Pior ainda, já que o Brasil depende de usinas hidrelétricas por cerca de três quartos de sua eletricidade, falta de energia também são possíveis devido à seca, as autoridades federais têm dito.

Água e energia elétrica combinada racionamento poderia lop um adicional de 0,5 por cento ou mais fora do crescimento económico em 2015, de acordo com Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco.

A inflação, que está acima de 7 por cento ao ano, também pode aumentar à medida que as empresas enfrentam o aumento dos custos.

Centros comerciais de São Paulo estão em pé para o potencial de racionamento e assinaram contratos com caminhão na água, logo que necessário, disse Glauco Humai, que dirige associação shopping do Brasil Abrasce.

"Nosso plano não é fechar os shoppings. Obviamente, isso vai aumentar os custos", disse ele.

Alguns processadores de frango locais e fabricantes de massas também irá provavelmente aumentar os preços para esses produtos, como resultado de caminhões-pipa, disse um sindicato dos trabalhadores locais de alimentos.

Mesmo Carnaval cancelado

Sírio Libanês, um dos principais hospitais privados de São Paulo, disse que cortar a dependência de Sabesp de 65 por cento das suas necessidades de água a 25 por cento através da reciclagem e instalar o seu próprio sistema de tratamento. Outra grande hospital de luxo, Albert Einstein, disse que tinha maior capacidade de armazenamento para durar quatro dias e iria contar com caminhões para emergências.

Muitos bairros já experimentaram quedas de água diários como Sabesp abaixa a pressão nas tubulações para economizar o consumo. Alguns moradores da favela Brasilândia disse esta semana que eram muitas vezes sem água 13 horas por dia.

n/d

Pelo menos duas cidades em Minas Gerais, uma enorme produção de café estado adjacente ao São Paulo, até mesmo cancelou as comemorações de Carnaval este mês por causa da falta de água.

Em um bairro de classe alta de São Paulo, um entregador de supermercado informou trazendo 170 garrafas de dois litros de água para um único apartamento no fim de semana.

Ronaldo Guellen, que dirige uma pequena loja de construção, recentemente encomendou 70 tanques de 200 litros que podem ser usados para armazenar água. Eles se esgotaram em três dias, disse ele, e ele não foi capaz de encomendar mais porque suprimentos estão acabando.

"As pessoas estão realmente ficando com medo", disse Guellen.

(Reportagem adicional de Brian Winter e Nacho Doce, Edição de Brian Winter e Kieran Murray)
https://ca.news.yahoo.com  e  Blog Libertar

==================================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa"? (Jeremias 9, 11)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visões do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Fim da água pode causar cenário apocalíptico em São Paulo, imaginar o pior é a melhor forma de se preparar para ele

Água deve acabar e colapso acarretará em êxodo urbano e risco de guerra civil em São Paulo, afirmam especialistas

Com a pior seca em 81 anos, rio Piracicaba está desaparecendo e pode deixar sem água cerca de 1 milhão de pessoas dos 21 municípios abastecidos pelo rio

Maior rio do Espírito Santo vira estrada com seca, a água deu lugar a longas faixas de areia

Peixes morrendo no rio São Francisco preocupam população: Nunca tinha visto o rio nesse estado, diz morador

Em meio a crise da água, governo de SP quer captar água da poluída represa Billings, que tem alto grau de contaminação por coliforme fecais

Brasil secando: Seca já atinge 5 das 10 maiores regiões metropolitanas do país

Seca altera paisagens turísticas no Rio de Janeiro e morador diz: Fim do Mundo, Final dos Tempos

Companhia de Saneamento de Minas Gerais admite situação crítica da água e que reservatórios da Grande BH podem secar

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne