Doença que pode matar em poucos dias chega à Paraíba e estaria ligada à dengue


14.07.2015 - Ao menos três moradores do município de Cajazeiras, no Sertão paraibano, a 487 km de João Pessoa, contraíram, entre janeiro e junho deste ano, a síndrome de Guillain-Barré, uma doença considerada rara pela medicina, com difícil diagnóstico, e que pode matar em poucos dias, caso não haja atendimento correto. A doença pode aparecer através de vírus ou bactérias e existe a suspeita de que a dengue, a zika ou a febre chikungunya possam desencadear a síndrome, que tem tratamento caro, chegando a custar até R$ 234 mil por pessoa.

O primeiro caso da síndrome foi registrado no mês de abril deste ano, quando uma escrivã da Polícia Civil em Cajazeiras foi internada em estado grave no Hospital Regional (HRC) com problemas respiratórios.

n/d

No hospital, a paciente foi diagnóstica com pneumonia e, em seguida, transferida para uma unidade hospitalar no estado do Ceará, onde foi diagnosticada com a síndrome de Guillain-Barré. Cerca de 15 dias depois de iniciar o tratamento, a paciente morreu.

O segundo caso da doença foi registrado no fim de maio, quando uma jovem moradora de Cajazeiras também foi diagnosticada com a síndrome. A paciente ficou internada em um hospital cearense durante 30 dias e conseguiu vencer a doença.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Síndrome de Guillain-Barré é uma doença neurológica, de origem autoimune, capaz de provocar fraqueza muscular generalizada que, em casos mais graves, pode paralisar a musculatura respiratória, impedindo o paciente de respirar.

Ainda segundo a SES, a partir de uma infecção por vírus ou bactérias, o sistema imunológico do paciente começa a produção de anticorpos para combater a infecção. Alguns vírus ou bactérias possuem proteínas semelhantes às existentes na bainha de mielina, que é uma substância isolante presente nos nervos periféricos.

“Ao combater o vírus ou a bactéria que possuam a mesma proteína da bainha de mielina, os anticorpos vão atacar o vírus ou a bactéria, mas também a bainha de mielina, desencadeando um quadro de problemas neurológicos e musculares em todo o corpo do paciente, dificultando a respiração e o tratamento”, informou a SES.

Fonte: Portal Correio Noticias

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares". (São Mateus 24, 7)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6,8)

 

Veja também...

Novo vírus encontrado no Brasil, gera diarreia, paralisia e pode até matar

Paciente com raiva humana morre após um mês internado em Campo Grande MS

Estados Unidos: Novo virus descoberto faz 1ª vítima fatal


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne