Papa Francisco: Igreja deve aprender a abandonar antigas "tradições"


24.05.2019 -

É um erro a Igreja tentar manter antigas tradições ou ter respostas claras para tudo, disse o Papa Francisco.

n/d

(Por Thomas D. Williams, Ph.D.)

Jesus omitiu intencionalmente dizer aos seus discípulos muitas coisas para que a Igreja aprendesse a renunciar ao desejo de clareza e ordem, disse o papa aos participantes da 21ª assembleia geral da Caritas Internationalis, o centro de caridade global da Igreja.

Quando os pagãos abraçaram a fé cristã pela primeira vez, surgiu a questão de se eles teriam que obedecer a todos os preceitos da lei judaica, algo de que Jesus nunca falou, observou o papa.

Nem sempre dando “regras claras” que resolvessem rapidamente as questões, Jesus estava protegendo a Igreja da tentação do “eficientismo”, disse Francisco, que é o desejo de que a Igreja tenha tudo sob controle, evitando surpresas, com sua agenda sempre em ordem.

Não é assim que o Senhor age, continuou ele. Ele não envia respostas do céu. "Ele envia o Espírito Santo."

"Jesus não quer que a igreja seja um modelo perfeito, satisfeita com sua própria organização e capaz de defender seu bom nome", disse ele. “Jesus não viveu assim, mas em uma jornada, sem temer os transtornos da vida”.

Viver como Jesus exige a "coragem da renúncia", disse o pontífice, a disposição de abandonar as tradições que nos são caras.

Mudar e adaptar não é impor algo novo, ele disse, "mas deixar de lado algo antigo".

Esses primeiros cristãos tiveram que aprender a deixar para trás "importantes tradições e preceitos religiosos, caros ao povo escolhido", disse ele, segundo o qual sua própria "identidade religiosa" estava em jogo.

No final, eles não precisaram de um monte de doutrinas e tradições. mas o simples anúncio de que "Deus é amor", disse Francisco, e diante dessa grande verdade, "até as convicções e tradições humanas podem e devem ser abandonadas, pois são mais um obstáculo do que uma ajuda".

"Deus muitas vezes purifica, simplifica e nos faz crescer tirando, não adicionando, como poderíamos fazer", disse ele.

"A verdadeira fé limpa dos apegos", disse ele. “Como igreja, não somos chamados a compromissos corporativos, mas a empreendimentos evangélicos.”

Críticos do papa freqüentemente reclamam que ele semeia intencionalmente “ambigüidade”, e as palavras do pontífice quinta-feira parecem sugerir que ele é dono desta crítica como um distintivo de honra porque ele vê um desejo de clareza doutrinal como anti-evangélico.

Francisco se recusou a responder a quatro cardeais que lhe deram cinco perguntas ou “dubia” para esclarecer certos ensinamentos supostamente pouco claros em sua carta de ensino de 2016, Amoris Laetitia (A Alegria do Amor).

Em 2017, o ex-chefe doutrinário da Conferência dos Bispos dos EUA (USCCB) escreveu uma carta poderosa ao papa, criticando seu ensino "intencionalmente ambíguo", escárnio de conservadores e resistência a críticas construtivas.

O padre capuchinho, padre Thomas Weinandy, que o próprio Papa Francisco nomeou à Comissão Teológica Internacional do Vaticano em 2014, listou cinco pontos que ilustram a “confusão crônica” que parece caracterizar o pontificado de Francisco, a saber: ambiguidade intencional, desdém pela doutrina, nomeação de bispos heterodoxos, semeando divisão na Igreja, e vingança diante de críticas.

A orientação do papa "às vezes parece intencionalmente ambígua", afirmou o teólogo, deixando os fiéis confusos e espiritualmente à deriva. "Ensinar com tal falta de clareza aparentemente intencional inevitavelmente arrisca a pecar contra o Espírito Santo, o Espírito da verdade", disse o padre.

Enquanto o papa acusa seus críticos de fazer doutrina em uma ideologia, "é precisamente a doutrina cristã que liberta as pessoas das ideologias mundanas e assegura que elas estão realmente pregando e ensinando o Evangelho autêntico e vivificante", disse Weinandy.

Outros observadores atribuíram a imprecisão habitual do papa ao seu treinamento na ordem jesuíta.

“Para aqueles que não conhecem os jesuítas”, escreveu Dominic Lynch em The Federalist, “a doutrina vaga e porosa é quase a sua razão de ser. De fato, é tão assado na ordem que encontrar um jesuíta conservador é mais difícil do que encontrar um liberal no oeste do Texas ”.

Fonte: www.breitbart.com  www.sinaisdoreino.com.br

 

Veja também...

Francisco volta a dirigir a sua homilia contra os católicos, que se mantêm firmes na defesa da doutrina tradicional da Igreja e não se abrem às suas "novidades" doutrinais (destruidoras da Igreja)

Qual a surpresa se muitos eclesiásticos, teólogos e fiéis católicos, acusam este Papa de heresia? O próprio Francisco admite ser insensato e herege (Como é que é!?)

Bispo Athanasius Schneider: Francisco deve formalmente corrigir declaração de que Deus quer "falsas" religiões, está sendo proclamado um "novo Evangelho", um Evangelho que não é "aquele Ensinado" pela Palavra de Deus

Josef Seifert, renomado filósofo: "Papa Francisco comete a soma total de todas as Heresias. Como pode Deus desejar as religiões que negam a Divindade e Ressurreição de Cristo?

John Rist filósofo inglês, autor de inúmeros livros sobre ética e moral: "Por que assinei a Carta acusando o Papa Francisco de Heresia"

Historiador e Jornalista Católico Roberto De Mattei, sobre o pontificado de Francisco: Seis anos de "hipocrisia e mentiras"

São Belarmino, Doutor da Igreja: A resistência a um pontífice romano desobediente que ataca a Igreja não é uma questão de usurpar autoridade, mas sim de autodefesa simples

A Mensagem de Fátima e nossa batalha contínua pela Alma da Igreja

Francisco segue projeto para mudar a Igreja, seguindo ao dissidente Cardeal Carlo Martini, que liderou eclesiásticos "rebeldes" a Doutrina (chamada Máfia St. Gallen)

Santo Ambrósio de Optina: Os Últimos Dias estão Chegando

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne