Calor sem fim: Frentes frias que vêm da Argentina e do Uruguai estão bloqueadas


02.02.2014 -

n/d

As frentes frias que vêm da Argentina e do Uruguai estão bloqueadas. Não conseguem, de jeito nenhum, entrar no Rio Grande do Sul — embora os gaúchos não parem de suplicar por elas. Mas o calor não dá trégua. E para quem tinha esperança de que o Estado ficasse menos tórrido em fevereiro, notícias não muito animadoras: as altas temperaturas devem seguir sendo registradas não só neste mês, mas até a segunda quinzena de março.

Como muita gente desconfiava, o fenômeno não é normal. Quem confirma é o meteorologista Pedro Costa, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe):

— Circundando o Rio Grande do Sul, há um sistema de alta pressão anômalo, que inibe o desenvolvimento de nuvens e o deslocamento das frentes frias e ciclones para dentro do continente.

Isso significa que essas correntes de vento pegam o extremo sul do Estado de raspão e logo são desviadas para o oceano Atlântico. Sem frente fria, sem chuva. Sem chuva — as principais responsáveis por baixar a temperatura da atmosfera —, muito calor. A quantidade expressiva de radiação solar no verão de 2014, devido à pouca concentração de nuvens, também tem contribuído para as ardentes sensações térmicas. Em Porto Alegre, por exemplo, nem a chuva que caiu no sábado conseguiu apagar o fogo: neste domingo, a máxima beirou os 38ºC.

n/d

O sistema que bloqueia essas frentes frias são chamados anticiclônicos. Fazem com que o ar mais seco da atmosfera, normalmente localizado em camadas mais superiores, seja transportado para as inferiores — diminuindo ainda mais as possibilidades de chuva. Uma situação também anormal, afirma Costa, e consequente de uma elevação na temperatura do oceano.

Os prognósticos de chuva para esta semana são apenas para o extremo sul e para a região da Campanha.Chuí, Jaguarão e Bagé, onde os termômetros devem chegar no máximo aos 26ºC, são as cidades mais propensas a jatos mais frescos de ar. Porto Alegre vai seguir com calor abrasador, com previsão de 39ºC já para esta quarta-feira. Mas o recorde será em Campo Bom, no Vale dos Sinos: 41ºC. Sábado, em São Borja, na Fronteira Oeste, a temperatura ultrapassava os 38ºC. Quem está no Litoral Norte deve sentir na pele o fervor de 32ºC.

n/d

— Os ventos quentes do norte do país têm soprado em direção ao sul e as massas de ar quente estão ganhando cada vez mais força — diz o meteorologista Gustavo Verardo, da Somar Meteorologia.

Não se sabe exatamente se o calor de fevereiro irá bater recorde como o de janeiro, eleito o mais quente da História desde 1916. Mas é praticamente certo, afirma Verardo, que o mês se encerre com temperaturas acima da média, estimada em 30,2ºC na capital. Um dos sinais é a situação das águas no litoral gaúcho: mornas e limpas.

— Algo que não é muito comum — diz.

Também é rara a permanência, por um tempo tão longo, do sistema anticiclônico que bloqueia as frentes frias. Segundo Verardo, o normal é que o fenômeno dure de dois a três dias.

— Já estamos no quinto e ainda deve persistir por mais seis. Vai ser um inferno — brinca.

n/d

Mês deve ter temperaturas acima da média
Em Porto Alegre, o normal de se esperar em fevereiro, segundo a Somar Meteorologia, é temperatura máxima de 30,2ºC. Nos últimos cinco anos, esse número só foi superado em 2010 (32ºC) e em 2012 (33,3ºC). A estimativa é de que, em 2014, isso também aconteça — embora ainda não se possa prever se baterá recordes.

Fonte: Jornal Zero Hora  -  imagens-  www.rainhamaria.com.br

======================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Com o calor, temperatura chega a 57ºC em ponto de ônibus de Curitiba

Alerta para umidade como no deserto do Saara em São Paulo devido ao calor

Sensação de abafamento: Termômetros marcam quase 30ºC na madrugada de Porto  Alegre

Tem feito mais calor que o normal em todo o território paulista, população está estranhando

Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão secando e pode faltar água

Abastecimento de água está ameaçado em Santa Catarina

Principal reservatório que abastece São Paulo atinge menor nível em 39 anos

Especialista diz que seca nos reservatórios já ameaça abastecimento de água em SP

Calor recorde: Buenos Aires decreta emergência em meio a apagões e falta de água

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne