Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão secando e pode faltar água


01.02.2014 -

n/d

Com pouco registro de chuvas, os reservatórios de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste terminaram o mês de janeiro com 40,57% de capacidade de armazenamento de água, segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). O nível é o menor entre as regiões do país.

O índice é o segundo menor registrado no mês de janeiro nos últimos dez anos. Em janeiro do ano passado, os reservatórios das duas regiões, que são consideradas uma mesma bacia, alcançaram 37,46% da capacidade, o mais baixo do mês durante a década.

Atualmente, o reservatório em situação mais critica é o São Simão (18.45%), no limite entre as cidades de São Simão (GO) e Santa Vitória (MG), na bacia do rio Paranaíba, seguido pelos Itumbiara (30.02%), entre os municípios de Itumbiara (GO) e Araporã (MG), na mesma bacia, e Marimbondo (30.24%), entre Icém (SP) e Fronteira (MG), na bacia do rio Grande.

n/d

Na região Nordeste, o nível dos reservatórios de água está em 42,53% da capacidade de armazenamento. O reservatório de Três Marias, na bacia do Rio São Francisco, está em pior situação, com 27,71% da capacidade.

Termelétricas

Com o forte calor que aumentou o consumo de energia e as chuvas escassas provocando a redução dos níveis dos reservatórios, o preço da energia vendida a curto prazo disparou até o limite previsto pelo governo.

Diante disso, o ONS decidiu acionar as termelétricas movidas a óleo, mais caras. O custo adicional dessa energia não será sentido imediatamente na conta dos consumidores. A diferença é repassada apenas uma vez por ano, quando a Aneel autoriza o reajuste das tarifas de cada uma das empresas.

Fonte: UOL noticias

 

Entrevista com o diretor da Sabesp, Paulo Massato, que já admite a possibilidade de adotar um esquema de racionamento de água na Grande São Paulo.

(você pode pular uma propaganda inicial deste video)

 

 

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Abastecimento de água está ameaçado em Santa Catarina

Principal reservatório que abastece São Paulo atinge menor nível em 39 anos

Especialista diz que seca nos reservatórios já ameaça abastecimento de água em SP

Calor Intenso: Abastecimento de água comprometido em cidades do litoral catarinense

Devido as altas temperaturas falta água em Porto Alegre e mais 12 municípios

Calor recorde: Buenos Aires decreta emergência em meio a apagões e falta de água

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne