Sinal dos Tempos: 2013 o ano dos cometas


27.12.2012 - "Mais brilhante do que uma lua cheia ': A maior estrela de 2013 ...  poderá  ser  o Ison - o cometa do século

 
Getty Images

Um cometa descoberto por dois astrônomos russos será visível a partir da Terra no próximo ano.  Prepare-se para uma vez na vida ver um show de luzes , diz David Whitehouse

Não parece muito - um pedaço congelado de rocha e gelo - um movimento de muitos nas profundezas do espaço. Mas este está a ser acompanhado com grande expectativa pelos astrônomos de todo o mundo, e em um ano todos pudessem conhecer o seu nome.
 

Cometa Ison poderá levar milhões de pessoas ao escuro para testemunhar o que poderá ser o mais brilhante cometa visto em toda a História humana - mais brilhante ainda do que a Lua cheia.
Verificou-se como um borrão em uma imagem eletrônica do céu noturno tomadas através de um telescópio no Observatório Kislovodsk na Rússia como parte de um projeto para examinar o céu à procura de cometas e asteróides - pedaços de rocha e gelo espaço de areia que os Astrônomos Vitali Nevski e Artyom Novichonok estavam esperando para usar o Telescópio da International Scientific Optical Network (Ison) de 40 centímetros na noite de 20 de setembro, mas as nuvens interromperam seus planos.

Foi uma noite frustrante, mas cerca de meia hora antes do início do crepúsculo da manhã, eles notaram que o céu estava limpando e tínhamos o telescópio e câmera para cima e corremos para obter algumas imagens da pesquisa nas constelações de Gêmeos e Câncer.
Quando as imagens foram obtidas Nevski carregou-nas em um programa de computador projetado para detectar asteróides e cometas que se deslocam entre as imagens.  Ele notou um objeto bastante brilhante com o movimento extraordinariamente lento, que ele pensou que poderia apenas dizer que estava situada muito além da órbita de Júpiter.  Mas ele não poderia dizer se o objeto era um cometa, para Novichonok o reservara o tempo em um telescópio maior para ter um outro olhar. Menos de um dia depois que as novas imagens revelaram que Nevski e Novichonok tinham descoberto um cometa, que foi nomeado de Comet Ison. Uma pesquisa do banco de dados mostrou que tem sido visto em imagens tiradas por outros telescópios no início do ano e no final de 2011. " Estas observações permitiram que sua órbita fosse calculada, e quando os astrônomos fizeram soltaram um coletivo "Uau".

Cometa Ison levou milhões de anos para chegar até nós a partir de sua viagem a chamada nuvem de Oort - um reservatório de trilhões e trilhões de pedaços de rocha e gelo, sobras do nascimento dos planetas. Ela atinge mais de um ano-luz - um quarto do caminho para a estrela mais próxima. Na nuvem de Oort do Sol é apenas um ponto distante de luz, cuja gravidade é fraca o suficiente para prender a nuvem. De vez em enquanto um puxão de gravidade pequena, talvez de uma estrela próxima ou objeto errante, perturba a nuvem ao enviar alguns de seus cometas no espaço interestelar a ser perdida para sempre e alguns estão espalhados no Sistema Solar. Cometa Ison está fazendo a sua primeira, e talvez única visita a nós.Sua vida tem sido fria, congelada e imutável, mas está se movendo mais perto do Sol, e ficando mais quente.

Ison e sua superfície é muito escura - mais escura do que o asfalto - esburacada e empoeirada com gelo sob a superfície.  É um corpo pequeno, algumas dezenas de quilômetros de diâmetro, com uma tração pequena da gravidade.  Se você estava sobre ele você pode saltar 20 milhas para o espaço levando mais de uma semana para descer novamente, observando o cometa girando abaixo de você.  Você pode caminhar até o equador, ajoelhe-se e reuna-se punhados de material do cometa para fazer bolas de neve, jogue-os em sentido oposto ao giro do cometa e vê-los ficar parado na frente de você.  Mas isso não vai ficar quieto sobre o cometa Ison pois o calor do Sol vai trazê-lo para a vida.

 Até o final do verão, ele se tornará visível em pequenos telescópios e binóculos.  Em outubro ele vai passar perto de Marte e as coisas vão começar a se mexer. A superfície mudará quando o gelo responde ao choque térmico, irá aparecer fissuras na crosta, puffs minúsculas de gás aumentará de que, uma vez que é aquecido. A cauda do cometa está se formando.
  Lentamente no início, mas com maior vigor, uma vez que passa a órbita da Terra, o gás e poeira gêiseres vão reunir força.  O espaço em torno do cometa se torna brilhante como o gelo abaixo da superfície se transforma em gás e entra em erupção, refletindo a luz do sol. Agora Ison é cercado por uma nuvem de gás chamada de coma, centenas de milhares de quilômetros de lado a lado.  Rotação do cometa  formam jatos e curvas no espaço como eles arrastam em espirais por trás dele. Como ele se move as trilhas de gás estão paradas e sopradas para trás pelo vento solar.
Ao final de novembro, será visível a olho nu logo após escurecer na mesma direção do sol poente. Sua cauda pode esticar como um holofote para o céu acima do horizonte. Em seguida, ele vai oscilar rapidamente em torno do Sol, passando dentro de dois milhões de quilômetros de que, muito mais perto do que qualquer planeta já faz, para emergir visíveis no céu à noite dirigindo para o norte em direção à estrela polar.  Poderá ser um objeto a "olho nu" por meses. Quando se está perto em sua abordagem para o Sol poderia tornar-se intensamente brilhante, mas, nessa fase, seria difícil e perigoso para ver sem instrumentação especial, pois estará apenas a um grau do sol.
 

Notavelmente Ison pode não ser a única espetacular cometa visível ano seguinte.Outro cometa, chamado 2014 L4 (PanSTARRS), foi descoberto no ano passado e em março e abril também poderia ser um objeto magnífico no céu à noite. 2013 poderá ser o ano dos grandes cometas.
  Como Comet Ison volta para o espaço profundo, em 2014 o céu acima dele iria começar a limpar o pó e como gêiseres de gás solta a sua energia.Voltando ao lugar onde o Sol é um ponto distante de luz, Comet Ison nunca poderá voltar. Os seus pontos de cauda para fora agora, como o vento solar estarão em suas costas, e ele desaparecerá e o cometa fica tranquilo, mais uma vez, desta vez para sempre.

Fonte: Blog Um Novo Despertar

=============================================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O terceiro anjo tocou a trombeta. Caiu então do céu um astro enorme, ardendo como um facho. Precipitou-se sobre a terça parte dos rios e nas fontes de água. O nome do astro é Absinto. E se converteu em absinto a terça parte das águas. Muitos homens morreram das águas que se tornaram amargas. O quarto anjo tocou a trombeta. Foi ferida então a terça parte do sol, da lua e das estrelas, de sorte que escureceram em um terço. O dia e a noite perderam uma terça parte de seu brilho.
O quinto anjo tocou a trombeta. Vi uma estrela que caíra do céu sobre a terra. Foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Abriu o poço e do poço subiu uma fumaça como a fumaça de um grande forno. O sol e o ar escureceram por causa da fumaça do poço." (Livro do Apocalipse – São João)

Leia também...

Nasa prepara astronautas para salvar o mundo de asteroides

Uma grande descoberta, um Cometa pode colidir com o Sol em 2013

Sinal dos Tempos: Asteroides próximos, haveria tempo de defesa em caso de impacto?

Cientistas preparam-se para destruir asteroides com bomba nuclear

Video: Meteoro cai na Turquia e se desintegra sobre o Mar Negro

De surpresa, outro asteroide raspa a Terra durante a madrugada

Asteroide DA14 poderá colidir com a Terra em 2013. Explosão seria equivalente a uma Bomba Nuclear

Cientistas russos querem enviar um satélite ao asteróide Apophis para evitar catástrofe

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne