Tornado fecha aeroporto de Brasília, fenômeno foi o primeiro da história do DF


01.10.2014 - O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, foi fechado durante cerca de uma hora e meia na tarde desta quarta-feira (1º) devido ao mau tempo. Segundo a Inframerica, concessionária que administra o terminal, pousos e decolagens foram suspensos às 14h26. Os sistema foi normalizado às 15h53. Uma leitora fez o registro de um tornado nas proximidades do terminal. Segundo ela, o evento fez um avião arremeter

n/d

(Inmet confirma tornado em Brasília, o primeiro da história do Distrito Federal. O fenômeno registrado na capital é semelhante aos de grandes proporções que causam prejuízos nos Estados Unidos e na Ásia)

n/d

(Muitos passageiros e brasilienses viram o fenômeno com incredulidade, imaginando ser uma coluna de fumaça, mas o Inmet confirmou ter sido o primeiro fenômeno do tipo na capital federal)

n/d.

De acordo com a concessionária, dois aviões tiveram de arremeter durante o período em que o aeroporto ficou fechado.

Segundo a meteorologista Márcia Seabra, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é a primeira vez que um tornado é registrado e confirmado no DF. O fenônemo foi considerado de pequena proporção e aparentemente não ofereceu risco por ter acontecido em uma área descampada.

Segundo Márcia, o tornado registrado na capital é semelhante aos de grandes proporções que causam prejuízos nos Estados Unidos e na Ásia. "É o mesmo tipo de evento, mas existem categorias.

A meteorologista afirma que a nuvem que aparece acima do turbilhão é do tipo "supercélula", a mais intensa entre as que causam tempestades. "Esse tipo de nuvem favorece a formação de tornados, e explica a ocorrência neste caso".

De acordo com a Inframerica, durante o período em que o aeroporto ficou fechado, sete voos haviam sido desviados para Goiânia. Outros dois voos, entre eles um que vinha de Lisboa, em Portugal, seguiu para Confins, em Minas Gerais. A companhia não informou de onde vinham as outras aeronaves.

A empresa afirmou que as rajadas de vento atingiram a velocidade de 100 km por hora na área do aeroporto. Não houve registro de transtornos nos píers Norte e Sul; a área central foi afetada, e a concessionária está avaliando os danos; a chuva afetou o piso do setor de desembarque, mas a “situação foi controlada rapidamente com reforço de equipe para limpeza e retirada da água”, diz a Inframerica.

Queda de estrutura

Uma parte da cobertura do estacionamento do aeroporto caiu sobre carros devido às chuvas e ao vento forte. A estrutura é feita de ferro e lona e se localiza no espaço mais próximo às áreas de embarque e desembarque.

n/d

A Inframerica disse que até a publicação desta reportagem ainda não havia avaliado quantos veículos foram atingidos e danificados, mas disse que vai ressarcir todos os proprietários que forem prejudicados.

Fonte: G1

VEJA O VIDEO COM AS IMAGENS DIRETO NO SITE DO G1: CLIQUE AQUI

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Pois bem, vou mostrar o que valem tua justiça e tuas obras! Elas não te servirão de coisa alguma, quando pedires socorro. E não te salvarão teus ídolos: todos serão levados pelo vento. Um sopro as carregará. Aquele, porém, que contar comigo herdará a terra, e possuirá meu monte santo". (Isaías 57, 12-13)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

VEJA TAMBÉM...

Visôes do Autor deste Site: Fenômenos Climáticos Intensos no Céu

Visões do Autor deste Site: Nuvens Negras nos Céus das Cidades Brasileiras

Um grande vendaval nunca visto aqui na cidade, relata moradora de Ouro Preto MG

Tornado destrói cidade: Vento foi de 5 a 93 km em minutos em Porto Murtinho MS

Vendaval com ventos de 100 km/h arrasta aviões no Aeroporto de Pres. Prudente SP

Frente fria com nuvens gigantescas assusta moradores da Grande Vitória ES

Granizo com pedras de gelo do tamanho de uma laranja assustam moradores do Paraná

Tremor de terra assusta população da cidade de Arapiraca, no Alagoas

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne