Falta de água: Peixes morrem por falta de vazão no Rio Piracicaba


15.10.2014 -

n/d

Piracicaba (164 km de São Paulo) voltou a sofrer, nesta semana com a mortandade de peixes no rio que dá nome à cidade. A estiagem, que baixou a vazão do rio para o menor nível em 30 anos, prejudicou a taxa de oxigênio na água, e é apontada como a principal causa para as mortes.

Só em 2014, o trecho do rio que corta a cidade já registrou anteriormente duas grandes mortandades, que causaram a morte de mais de 21 toneladas de peixes.

Os peixes mortos, das espécies dourado e mandi, são de médio porte e foram encontrados no trecho urbano da cidade. Ao longo da semana, foram observadas, em pelo menos seis oportunidades, faixas de animais mortos na água. Além disso, há ainda peixes que ficaram presos e morreram em pequenas piscinas onde antes o rio corria, mas que acabaram secando.

n/d

A Cetesb  (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) foi procurada e informou que ainda não fez exames para determinar a causa da morte, mas que a baixa vazão de água pode ser a responsável pelo problemas. Ainda segundo a companhia, novos episódios de mortandade de peixes não estão descartados por conta das condições do rio.

"A vazão do Piracicaba encontra-se muito reduzida e, dessa forma, o rio torna-se muito mais vulnerável, pois apresenta baixa capacidade de diluição dos poluentes, com a consequente diminuição da concentração de oxigênio dissolvido na água", afirmou a instituição, em nota.

Último episódio matou quase uma tonelada de peixes na cidade

n/d

A última mortandade de maior proporção ocorreu em na segunda semana de agosto quando, segundo a prefeitura da cidade, pelo menos uma tonelada de peixes mortos foi encontrada no rio.

Na ocasião, a Cetesb informou que o trecho urbano do rio tinha 0,3 miligramas de oxigênio por litro de água, quando o mínimo necessário para manter os peixes vivos é de 2mg/l. Abaixo desse valor, os animais não conseguem captar o oxigênio, o que os tornam mais suscetíveis a doenças.

Em fevereiro, uma outra mortandade de peixes, de maior proporção, atingiu o Piracicaba, matando 20 mil toneladas de peixes. A Cetesb afirmou que a mortandade foi causada pelo baixo nível do manancial e a alta concentração de poluentes.

Diretor de ONG diz que fenômeno é recorrente e preocupante

Segundo Ricardo Leão Schmidt, diretor da ONG (Organzação Não Governamental) Florespi (Associação de Recuperação Florestal da Bacia do Rio Piracicaba e Região), informou que o fenômeno tem sido recorrente. "Com o calor feito nos últimos dias, fica ainda pior. Estamos muito preocupados com essa situação", disse ele, que tomou conhecimento das mortes registradas na última semana.

Ele informou ainda que a baixa vazão é um dos grandes problemas do Piracicaba atualmente. De acordo com dados do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) de São Paulo, o trecho urbano do rio que corta Piracicaba registrou novo recorde de baixa vazão na segunda-feira.

A vazão registrada foi de 5,4 mil litros por segundo, valor é 92% abaixo da média para outubro, o pior nível histórico em 30 anos, de acordo com o DAEE.

A profundidade média, geralmente na casa dos 1,60 metro, também caiu para 66 centímetros, deixando à mostra o leito de pedra em trechos onde antes o rio corria.

Fonte: UOL noticias

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Nunca se viu o Rio Sâo Francisco tão seco e os peixes desapareceram, diz pescador

Sinal dos Tempos: Lagoa seca completamente e causa mortandade de peixes no interior de SP

 Fato que se repete: Peixes morrendo aos milhares no Rio Itapecerica MG

 Sinal dos Tempos: Quantidade de peixes mortos em rio assusta pescadores do Amapá

Imagem mostra antes e depois de local afetado pela seca em Minas Gerais

Seca faz nascentes na Serra da Canastra perderem um quilômetro de extensão

Brasil Secando: Seca já faz 1 em cada 5 cidades do país decretar emergência ou calamidade

Brasil Secando: Represa de Três Marias, no Norte de MG, está com 6% de seu volume útil

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne