Buenos Aires tem alerta vermelho por intensa onda de calor


27.12.2010 - Enquanto as temperaturas estão abaixo de zero na Europa e nos Estados Unidos, os argentinos sofrem nestas festas natalinas com uma forte onda de calor que levou nesta segunda-feira o Serviço Meteorológico Nacional a declarar alerta vermelho.

O organismo climatológico indicou em seu último informativo que elevou nesta manhã para vermelho o alerta laranja que estava vigente em Buenos Aires desde a semana passada, por considerar que as temperaturas extremas registradas na capital argentina e nos arredores são "excepcionais" e "podem afetar todas as pessoas saudáveis, não somente os grupos de risco".

Embora ainda não tenha ocorrido nenhuma morte devido ao calor, a "sensação térmica" superou nesta manhã os 40 graus centígrados em Buenos Aires, e espera-se que as altas temperaturas, com máxima de 36 graus na capital e de até 40 no centro e norte do país, continuem até a próxima quarta-feira.

O Ministério da Saúde recomendou, especialmente crianças, grávidas, maiores de 65 anos e os que sofrem de doenças crônicas, respiratórias e cardíacas, hipertensão, obesidade e diabetes, que tomem muita água, evitem comer muito e as bebidas alcoólicas.

Entre as recomendações estão ainda o uso de protetor solar de fator no mínino 15 e roupas soltas, feitas em materiais leves e em cores claros, que não haja prática de exercícios físicos em ambientes quentes e, por último, evitar atos públicos ou jogos em espaços fechados sem ventilação.

As altas temperaturas elevaram a demanda de energia elétrica que nesta segunda-feira bateu novo recorde histórico, informou Cammesa, a estatal que administra a rede de eletricidade do país.

Uma das distribuidoras de eletricidade de Buenos Aires emitiu um comunicado no qual solicita "à população fazer um uso racional da energia elétrica enquanto as temperaturas se mantiverem nos atuais níveis de 36 graus de média".

Nos últimos dias, os moradores de vários bairros da capital argentina intensificaram as queixas pelos cortes no abastecimento.

Fonte: Terra noticias

---------------------------------------------------------------------------------------------

Leia também...

Romênia: calor de mais de 40ºC à sombra e 54,5ºC ao sol, mata 40 pessoas

Onda de calor de 52°C faz dezenas de vítimas na Índia e Paquistão

Onda de calor eleva temperaturas a 51ºC nos Estados Unidos

Ondas de calor vão aumentar até 500%, segundo estudo

Calor intriga moradores: fenômeno estranho assustou moradores do noroeste gaúcho

Calor pode ter matado milhares em Moscou, dizem cientistas
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne