Quase 1 tonelada de peixes mortos é retirada de córrego após água preta no rio Tietê SP


29.11.2014 -

n/d

Com a ajuda de uma retroescavadeira, a equipe da Prefeitura de Salto (SP) retirou do córrego do Ajudante, que desagua no rio Tietê, aproximadamente 900 kg de peixes mortos neste sábado (29). Um morador da cidade registrou em vídeo a operação (veja acima). O córrego amanheceu coberto por peixes depois que o rio Tietê foi tomado por uma "água preta" na quinta-feira (27). Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, responsável pela limpeza, a operação deve continuar no domingo (30).

n/d

O secretário do Meio Ambiente, João de Conti Neto, calcula que ainda tenha mais três toneladas de peixes mortos no afluente. Segundo Conti Neto, para usar a retroescavadeira, foi feito um laudo para a Defesa Civil da cidade que também será encaminhado para a Cetesb, explicando a necessidade do uso, já que o local é área de preservação ambiental. O secretário comentou também que um relatório sobre o prejuízo ambiental em Salto será elaborado e entregue ao Ministério Público.

n/d

O mau cheiro provocado pela mortandade dos peixes tem preocupado moradores de bairros próximos. O torneiro mecânico Paulo Conti, que mora perto do córrego, flagrou uma grande quantidade de urubus que juntou na região do córrego. "Por causa dos peixes mortos, muitos urubus estão sobrevoando o córrego. Eles pousaram em uma construção perto do córrego".

O mestre de obras Ronaldo Brandão, que mora próximo ao córrego do Ajudante, está preocupado, pois o cheiro está muito forte no local. "Está insuportável. A gente está imaginando assim que o tempo limpar e o sol sair. Aí a gente não vai suportar o cheiro", diz.

De acordo com a secretaria, funcionários da empresa responsável pela coleta de lixo da cidade precisaram usar máscaras durante o trabalho. A mortandade começou um dia depois do rio amanhecer com uma cor muito escura, que transformou a paisagem da cidade.

Tentando respirar

De acordo com o torneiro mecânico Paulo Conti, os peixes fugiram para o afluente para tentar sobreviver. Conti registrou na quinta-feira, em vídeo, centenas de peixes tentando respirar no córrego (veja o vídeo ao lado). “Eu flagrei eles agonizando, tentando respirar. É triste. É lamentável uma situação dessa na cidade”.

n/d

Ainda segundo Conti, naquela região do rio Tietê existem várias espécies de peixes, como mandi, lambari, bagre e corimba. "O Corimba tem tamanho acima de 50 centímetros e deve pesar mais de um quilo cada", comenta.

Água preta, marrom e espuma

Internautas enviaram fotos e vídeos à redação do G1 na quinta-feira que mostravam uma "água preta" no trecho do rio Tietê, em Salto. Segundo a internauta Rafaela Paes, moradora da região, o susto foi grande. "A água estava parecendo piche, asfalto derretido. Muito feia a situação", conta.

n/d

Segundo ambientalistas, o rio ficou com cor escura durante o dia e a tarde em um trecho de 100 km. No início da noite, uma espuma densa tomou conta de parte do rio que passa por Salto.

Fonte: G1

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Oséias 4, 1-3)

"Para que ainda nos determos? Reuni-vos, e vamos para as cidades fortificadas: lá havemos de perecer. Porquanto o Senhor, nosso Deus, decidiu que pereçamos, fazendo-nos beber água envenenada, já que pecamos contra ele." (Jeremias 8, 14)

"Então, por que não encontrei pessoa alguma quando vim? Por que ninguém respondeu ao meu apelo? Tenho eu realmente a mão demasiado curta para libertar, ou não tenho bastante força para salvar? Contudo, com uma simples ameaça, seco o mar e transformo as ondas em terra firme, de forma tal a faltar água para seus peixes, e seus animais perecerem de sede." (Isáias 50,2)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Nunca se viu o Rio Sâo Francisco tão seco e os peixes desapareceram, diz pescador

Sinal dos Tempos: Lagoa seca completamente e causa mortandade de peixes no interior de SP

Falta de água: Peixes morrem por falta de vazão no Rio Piracicaba

 Fato que se repete: Peixes morrendo aos milhares no Rio Itapecerica MG

 Sinal dos Tempos: Quantidade de peixes mortos em rio assusta pescadores do Amapá

Imagem mostra antes e depois de local afetado pela seca em Minas Gerais

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne