Bebê morre em hospital de Santos (SP) após Estado descumprir liminar para transferência


21.05.2013 - O descumprimento de uma decisão judicial levou à morte um bebê de um mês e meio de idade que deveria ter sido submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência. O menino, que sofria de cardiopatia congênita, estava internado na Santa Casa de Santos (72 km de São Paulo) e, por ordem da Justiça, teria de ser deslocado com urgência a um hospital especializado da capital paulista.

Lucas Pereira Abrão morreu na madrugada dessa segunda-feira (20), e seu corpo foi enterrado no mesmo dia, no Cemitério da Grande Planície, em Praia Grande (71 km de São Paulo), onde moram os pais da criança. Médicos da Santa Casa poderiam ter operado o menino, mas o hospital não dispõe de UTI (unidade de terapia intensiva) infantil para pós-operatório em casos do gênero.

Os pais de Lucas apelaram à Defensoria Pública do Estado, e, há uma semana (no dia 14), o juiz da Infância e da Juventude e do Idoso em Santos, Evandro Renato Pereira, determinou à Secretaria Estadual da Saúde a transferência da criança "com urgência, até mesmo via helicóptero, […] para hospital de referência na capital".

Como não houve providências, o juiz enviou ofício ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) na sexta-feira (17), para que mandasse providenciar o transporte imediato de Lucas a São Paulo. No sábado, o Palácio dos Bandeirantes informou à família que um helicóptero da Polícia Militar levaria o menino ao Incor (Instituto do Coração), em São Paulo –o que não ocorreu.

"Temos necessidade de uma UTI pediátrica para esses casos. Faz mais ou menos dez anos que estou pedindo a instalação, mas há uma série de dificuldades políticas. Se ele [Lucas] tivesse morrido comigo operando, é porque eu teria tentado. Mas morrer assim? Estou desesperado", afirmou o chefe do Departamento de Cirurgia Cardíaca da Santa Casa, César Augusto Conforti.

Em entrevista à TV "Tribuna", a assistente do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista, Ana Renata de Godoy, alegou que o Estado conseguiu uma vaga no Incor para domingo (19), a partir das 16h.

"Mas, por conta do quadro clínico da criança, em ventilação mecânica, antibioticoterapia, eles julgaram melhor esperar a estabilização para, depois, [providenciar] a transferência". A decisão, disse Ana, foi do "médico da nossa [central de] regulação [de vagas] do Estado".

Conforti discorda. "Clinicamente, se ele [Lucas] tivesse de ser operado, poderia ser transferido para São Paulo ou para a China. A UTI infantil é a solução, mas o problema é que não se fez nada. E a família ainda recorreu à Justiça. Imagine pessoas em piores condições, que não têm conhecimento. Infelizmente, não foi o primeiro caso e não será o último. Falta vontade política".

Fonte: UOL noticias

=================================

Nota de www.rainhamaria.com.br   -    por Dilson Kutscher

"E, ante o progresso crescente da iniqüidade, a caridade de muitos esfriará". (Mt 24, 12)

Os governantes do Brasil acham mesmo, que DEUS não cobrará a conta por seu descaso, sua indiferença com os mais humildes, necessitados, desamparados, enfim...totalmente menosprezados?

Pensam que o Brasil ficará imune da Justiça Divina? Transformam por sua livre vontade os hospitais em abatedouros humanos, tratando os menos favorecidos, principalmente idosos e crianças, como se fossem um número qualquer no sistema do Governo,  Pois, TODOS estes que direta ou indiretamente se transformaram em CARRASCOS E EXECUTORES pagarão a conta.

Se gloriem da fortuna que fizeram explorando ao seu semelhante. Se orgulhem dos cargos que ocuparam fazendol sempre a vondade dos homens, não se importando em agradar a DEUS e nem Seguir Seus Preceitos. Continuem rindo e exaltando sua alta posição social como se fossem deuses de carne e osso.

Acham que estão seguros em suas moradas? Que são intocáveis? Na verdade seus "castelos" são construções na areia fina da praia e a "onda do mar" levará a todos. Ao mais leve "tremor" tudo será derrubado.

"...eles zombavam de seus enviados, desprezavam seus conselhos e riam de seus profetas, até que a ira de Deus se desencadeou sobre o seu povo, e não houve mais remédio". (II Crônicas 36, 16)

"Assim como foi nos tempos de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E os homens de nada sabiam, até o momento em que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será também na volta do Filho do Homem". (Mt 24, 37 - 39)


Leia também...

Criança passa da hora de nascer e morre em Maternidade de Roraima

Vídeo mostra bebê com convulsões e grávidas no chão em hospital de Natal

Sinal dos Tempos: Maternidade é fechada após morte de 7 bebês em 14 dias no DF

Maceió: População dorme em posto de saúde para conseguir atendimento médico

Enquanto se constroem Estádios a Saúde Pública no Brasil pede Socorro

Sinal dos Tempos: Filho vive drama para conseguir internar a mãe na UTI

Pais fazem peregrinação por hospitais e crianças agonizam no atendimento médico

Acorda Brasil: O golpe do PT e os médicos de Cuba

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne