Calor traz riscos de apagão de energia elétrica ao Rio Grande do Sul


03.02.2014 -

n/d

Quem já está irritado com as repetidasinterrupções no fornecimento de energia elétrica poderá ficar ainda mais tempo no escuro este mês.

Por enquanto, o calorão já rendeu um recorde em 23 de janeiro de 2014: 6.765 MW (megawatts), com pouca folga diante da capacidade de abastecimento de 7.100 MW. Como a previsão é de que temperaturas muito altas persistam até meados de março, o presidente do Fórum do Consumidor de Energia, Paulo Menzel, afirma que o risco de racionamento não pode ser descartado. Responsável pelo setor de logística da Agenda 2020 (movimento que tenta planejar o futuro dos gaúchos), ele lembra que fevereiro marca o início da retomada da atividade industrial e o encerramento das férias. Logo, aumenta o consumo.

n/d

Menzel observa que a expansão econômica multiplicou a compra de eletrodomésticos, como split e ar-condicionado. Ao mesmo tempo, as fontes hídricas — maiores geradoras de eletricidade — enfrentam problemas. Na última década, rios, lagoas e lagos não recuperaram o nível de água de um ano para o outro. São sugados para abastecer cidades e irrigar lavouras.

— A energia não pode ser armazenada. O sistema elétrico tem de produzir para consumo instantâneo — lembra Menzel, também diretor da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Estado (Federasul).

n/d

Estatísticas comprovam que os extremos de consumo no Estado ocorrem em fevereiro, entre 14h e 15h30min, quando os termômetros superam os 30°C. Se a carga se aproxima do limite de abastecimento, as linhas de transmissão e até as máquinas geradoras são desligadas automaticamente, para evitar danos mais severos, causando a interrupção no fornecimento de luz às residências.

Ex-presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), o economista Antonio Carlos Brites Jaques esclarece que os cortes são previsíveis. Lembra que o Brasil não investiu o necessário no setor para acompanhar a elevação do consumo. A situação da CEEE é particularmente difícil. Brites Jaques diz que a empresa acumulou dívidas trabalhistas e previdenciárias ao longo de décadas:

— Não deveria ser assim. É um problema de países que não se planejam.

Fonte: Jornal Zero Hora RS  -  imagens www.rainhamaria.com.br

========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Intenso calor causa quedas e oscilações de energia em todo Estado do RS

Com o calor, temperatura chega a 57ºC em ponto de ônibus de Curitiba

Alerta para umidade como no deserto do Saara em São Paulo devido ao calor

Tem feito mais calor que o normal em todo o território paulista, população está estranhando

Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão secando e pode faltar água

Abastecimento de água está ameaçado em Santa Catarina

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne