Sabesp concede desconto para economia de água, reservatórios estão secando


03.02.2014 -

n/d

Sistema Cantareira chega a 21,7% e há desconto para economia de água

Desconto na conta é de 30%; Sabesp diz que situação é 'preocupante'.
Oito milhões de pessoas são atendidas pelo sistema na Grande SP.

O sistema Cantareira está com 21,7% da capacidade nos reservatórios de água, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A situação é a pior dos últimos 10 anos, de acordo com o órgão. Formado por quatro represas, o sistema é responsável por abastecer casas de mais de 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo. A Sabesp classifica o cenário como "preocupante" e anunciou no sábado (1º) desconto de 30% para quem economizar água.

A situação se agravou desde dezembro do ano passado, quando choveu só 83 milímetros, segundo Instituto Nacional de Meteorologia, o menor índice nos últimos 84 anos, segundo a Sabesp.

n/d

O Cantareira fornece água para casas de mais de 8 milhões de moradores da Zona Norte, do Centro, pequena parte da Zona Leste de São Paulo e 10 municípios da região metropolitana (Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul e parte dos Municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André).

Desconto

No sábado (1º), a Sabesp anunciou o desconto de 30% na conta de quem economizar água. O objetivo é incentivar a queda no consumo por causa da falta de chuva, que reduziu o nível das represas do sistema Cantareira. O desconto vale apenas para os consumidores abastecidos por esse sistema.

A informação sobre o sistema que abastece a residência está disponível na conta de água. "Nos demais, mantém a tarifa normal, porque choveu na média e os sistemas se recompuseram", disse a presidente da Sabesp, Dilma Pena, em entrevista coletiva. "Vamos ter um impacto no faturamento que ainda não mensuramos. E faremos a gestão disso."

O desconto será de fevereiro a setembro, exceto para Santana do Parnaíba, onde a política vai de março a setembro "por uma questão específica do sistema", segundo ela. A presidente da Sabesp afastou a possibilidade de racionamento. "Não estamos pensando em racionamento. Ele não está no nosso radar", asseverou Dilma Pena. Segundo ela, o desconto deve vir já na próxima conta de água recebida pelos consumidores.

n/d

"Como nós tivemos um índice pluviométrico baixíssimo em janeiro, a Sabesp está adotando, a partir de hoje [sábado], um incentivo econômico para que a população poupe água. O consumidor que reduzir 20% de seu consumo, tendo como referência a média dos últimos 12 meses, terá uma redução na sua tarifa de 30%. Isso tem um impacto significativo na sua conta de água. Como ele reduz o volume, e a estrutura tarifária é por faixa de consumo, então ele tem uma redução real ainda maior", afirmou a presidente da empresa.

Ela explicou que a média de consumo diário é de 161 litros por habitante. A campanha pede que esse valor seja reduzido para 128, ou cerca de 20%. "É um incentivo econômico para que, nessa situação crítica, a população faça a adesão. Temos certeza que a população vai aderir e acatar o chamamento. Não dá para encher a piscina e tomar um banho de 30 minutos. Mas dá para fazer todas as atividades", afirmou.

Fonte: G!      imagens - www.rainhamaria.com.br

===============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão secando e pode faltar água

Abastecimento de água está ameaçado em Santa Catarina

Principal reservatório que abastece São Paulo atinge menor nível em 39 anos

Especialista diz que seca nos reservatórios já ameaça abastecimento de água em SP

Calor Intenso: Abastecimento de água comprometido em cidades do litoral catarinense

Alerta para umidade como no deserto do Saara em São Paulo devido ao calor

Tem feito mais calor que o normal em todo o território paulista, população está estranhando

Devido as altas temperaturas falta água em Porto Alegre e mais 12 municípios

Calor recorde: Buenos Aires decreta emergência em meio a apagões e falta de água

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne