2012: Seca no Rio Grande do Sul põe 33 cidades em emergência


03.01.2012 - Mais seis municípios decretaram situação de emergência por causa da seca que atinge o Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil. Nesta terça-feira, as cidades de Boa Vista das Missões, Cristal do Sul, Jaboticaba, Nova Palma, Pinhal e São José do Herval foram incluídas na lista. Agora, já são 33 as cidades afetadas em todo o estado.

O número de pessoas afetadas no estado também subiu de 184,9 mil para 222 mil, diz o órgão. Outras 21 prefeituras emitiram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), documento que antecede a decretação, e também podem entrar em situação de emergência.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a região mais atingida pela estiagem no Rio Grande do Sul é a central. No sul e no norte do estado, a situação é um pouco melhor, mas igualmente preocupante.

Em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a prefeitura decidiu manter o racionamento de água, mas com horários reduzidos. De acordo com o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), as chuvas do fim de semana ajudaram a elevara o nível do Rio dos Sinos, que voltou a baixar 70 centímetros nas últimas 48 horas. O racionamento cairá de oito para cinco horas diárias.

Municípios em situação de emergência:  Arroio do Meio, Barra Funda, Boa Vista das Missões, Cerro Branco, Cruzeiro do Sul, Chiapetta, Crissiumal, Cristal do Sul, Constantina, Coronel Bicaco, Engenho Velho, Fontoura Xavier, Fortaleza dos Valos, Frederico Westphalen, Ibirubá, Ilópolis, Jaboticaba, Jóia, Lagoão, Liberato Salzano, Nova Palma, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Passo do Sobrado, Pinhal, Pinhal Grande, Putinga, Rodeio Bonito, Santa Cruz do Sul, São José das Missões, São José do Herval, São Pedro das Missões e Vila Maria.

Municípios que enviaram Nopred: Arroio do Tigre, Anta Gorda, Barros Cassal, Boa Vista do Buricá, Cachoeira do Sul, Campos Borges, Capão do Cipó, Herveiras, Lagoa dos Três Cantos, Novo Tiradentes, Pontão, Progresso, Rondinha, Redentora, São Valentim do Sul, São Valério do Sul, São Paulo das Missões, Segredo, Serafina Corrêa, Tapera e Trindade do Sul.

Fonte: G1

-----------------------------------------------------------------------------

Leia também...

A América vai secar: milhões de pessoas viverão num deserto até 2025

Fenômeno raro: Neve cobre região de deserto no Oriente Médio

Rio Eufrates sofre há dois anos com seca e poderá desaparecer do Iraque

Primeiro-ministro britânico alerta para catástrofe ambiental, com enchentes, secas e ondas de calor

ONU prevê seca e falta de água para mais de 1 bilhão

Seca na China ameaça fornecimento de água potável para 13 milhões de pessoas

Romênia: calor de mais de 40ºC à sombra e 54,5ºC ao sol, mata 40 pessoas

Onda de calor de 52°C faz dezenas de vítimas na Índia e Paquistão

Onda de calor eleva temperaturas a 51ºC nos Estados Unidos

Calor já matou 132 e levou 30 mil a hospitais no Japão desde junho

Calor pode ter matado milhares em Moscou, dizem cientistas

Estudo: ondas de calor estão mais longas na Europa


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne