Onda de Calor: Com falta de chuva, população deve economizar água em Santa Catarina


04.02.2014 -

n/d

A possibilidade de rodízio no abastecimento de água levantada sexta-feira pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) deixou a população catarinense em alerta. O calor e a falta de chuva têm piorado a situação, mas a orientação da companhia é clara: se economizar, será possível driblar o verão sem novos aborrecimentos.

O clima é apontado como um agravador por causar a queda nos níveis dos rios e o aumento no consumo. As previsões preocupam por calcular pouca chuva e temperaturas altas pelo menos até o meio de fevereiro.

Levantamento inicial da Casan, responsável pela distribuição de água em parte de SC, mostra que as regiões com o abastecimento mais comprometido são o Oeste e o Litoral Norte — mais especificamente em Pinhalzinho, Porto Belo e Bombinhas, onde consumidores ficaram às secas nesta segunda-feira.

Diretor de operação e meio ambiente da Casan, Valter Galina pede à população que restrinja o consumo ao essencial. Ele explica que os rodízios no abastecimento são comuns na região, tendo ocorrido em pelo menos três momentos desde 2003. A preocupação de Galina é outra: que a população se assuste e armazene água por conta própria, em tanques ou piscinas.

Como uma parcela do problema é contornada pelo armazenamento em barragens, os consumidores sem acesso à rede pública podem sofrer mais com o baixo índice de chuvas. O meteorologista da Epagri, Guilherme Xavier de Miranda, explica que cidades inteiras captam água diretamente dos rios ou de fontes subterrâneas, ficando à mercê quase exclusivamente da chuva.

n/d

Imagem: Oeste de SC, está uma das situações mais críticas do Estado.

 

Abastecimento por região

Sul

A principal fonte de abastecimento do Sul de SC é a barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, que atende a cerca de 300 mil pessoas na região de Criciúma. Segundo a regional Sul da Casan, está com o armazenamento na capacidade máxima desde a semana passada. Outros pontos de captação, como o Rio Vargedo (que abastece 13 mil pessoas na região do Morro da Fumaça), o Rio Amola-Faca (cerca de 4 mil pessoas em Turvo) e o Estiva do Rodrigues (em Passo de Torres) estão com medições normais.

Grande Florianópolis

O Rio Vargem do Braço (Rio Pilões), principal fonte de água da região, está com os níveis em baixa, mas sem problemas no abastecimento. Em janeiro, o nível médio do rio ficou em 1,23 metro, enquanto que na tarde de nesta segunda-feira, estava em torno de 1,1 metro. O manancial na Serra do Rio Tabuleiro abastece Biguaçu, São José, Florianópolis e Palhoça

A Lagoa do Peri, localizada no Sul da Ilha, e o Rio Cubatão, em Santo Amaro da Imperatriz, estão em situação de alerta, mas continuam com níveis considerados normais pela companhia. O primeiro manancial é responsável pelo abastecimento de parte do Sul e do Leste da Ilha, e é fonte de água para regiões como o Campeche e Armação. O segundo, junto com o Rio Pilões, abastece São José e parte da Ilha.

Oeste

Em Pinhalzinho, no Oeste de SC, está uma das situações mais críticas do Estado. Desde domingo, dois caminhões-pipa contratados pela Casan estão buscando 1,8 milhão de litros por dia no reservatório do laticínio da Aurora Alimentos, que fica a quatro quilômetros da Estação de Tratamento. De acordo com o chefe da agência da Casan no município, Juarez da Silva, são cerca de cinquenta viagens por dia, pois cada caminhão tem capacidade para 36 mil litros. O restante da demanda da cidade, que tem 16 mil habitantes, é captada no Rio Limeira. São 1,2 milhão de litros por dia. O Rio Limeira está fornecendo apenas 20 litros por segundo, cerca de 40% a menos do que o normal

Nesta segunda-feira, moradores do bairro Jardim Paraíso, na zona Norte de Joinville, protestaram contra a falta d'água. A Companhia Águas de Joinville informou ainda não ter certeza sobre o que tem prejudicado o abastecimento da região Norte da cidade. Segundo a assessoria, uma nova rede está em fase de instalação no bairro, com previsão de conclusão ainda este mês, além disso, afirma que o alto consumo agrava o problema.

Vale do Itajaí e Litoral Norte

Em Blumenau, a falta de água gerou protestos nesta segunda-feira. Mas, apesar de os moradores pedirem ações imediatas, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae) não tem solução prevista para resolver a falta d'água na região dos morros Dona Edith e Figueira, na Velha Grande. Segundo o diretor de Operações, Mauricio Carvalho Laus, o desabastecimento das casas não é consequência da incapacidade de captação ou de uma seca do rio Itajaí-Açu causada pelo calor.

As torneiras secas são causadas pelo fato de a bomba que abastece a região da rua Franz Muller não receber água suficiente para encher o reservatório que abastece as partes altas da cidade. Como medida paliativa, o Samae tenta fornecer água durante a noite e negocia com o Exército a subida de caminhões-pipa para distribuir água nestes locais. Cerca de 50 mil moradores de seis bairros sofrem com o fornecimento intermitente de água. No Litoral Norte, as cidades turísticas de Porto Belo e Bombinhas sofrem com falhas no abastecimento.

Fonte: Diário Catarinense

======================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Sabesp concede desconto para economia de água, reservatórios estão secando

Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão secando e pode faltar água

Abastecimento de água está ameaçado em Santa Catarina

Principal reservatório que abastece São Paulo atinge menor nível em 39 anos

Especialista diz que seca nos reservatórios já ameaça abastecimento de água em SP

Calor Intenso: Abastecimento de água comprometido em cidades do litoral catarinense

Alerta para umidade como no deserto do Saara em São Paulo devido ao calor

Tem feito mais calor que o normal em todo o território paulista, população está estranhando

Devido as altas temperaturas falta água em Porto Alegre e mais 12 municípios

Calor recorde: Buenos Aires decreta emergência em meio a apagões e falta de água

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne