Onda de calor em SC não tem prazo para acabar e catarinenses estão aflitos


06.02.2014 -

n/d

O calor dos últimos dias tem deixado os catarinenses aflitos, no sol ou na sombra, mas quem aguarda ansiosamente pelo frio vai precisar esperar um pouco mais. A partir dessa sexta-feira, a massa de ar que se direciona ao Estado deve ser desviada para o Oceano Atlântico, elevando as temperaturas e piorando a sensação de abafamento em SC.

Há possibilidade de chuvas apaziguarem um pouco o calor, mas a previsão é de que as cidades mais suscetíveis às altas temperaturas cheguem a registrar máximas acima dos 40°C. Nesta quinta-feira, a máxima no litoral é de 39°C, e no Vale do Itajaí, 40°C.

O meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski explica que o tempo quente e a quase ausência de chuva são causados pelo que se chama de bloqueio atmosférico: quando o ar quente e seco predominante numa região bloqueia o avanço de nuvens de chuva de uma região vizinha. Por aqui, a massa que está sobre Santa Catarina impede a aproximação da chuva vinda do Rio Grande do Sul e do Uruguai.

n/d

Mesmo com o calor incomum no Estado inteiro, este bloqueio faz as temperaturas em SC subirem ainda mais durante o fim de semana. Meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima explica que a proximidade de uma frente fria aumenta também a instabilidade na região, causando chuvas rápidas e trovoadas de verão no litoral.

— É normal haver calor com a aproximação de uma frente fria, mas todo esse contexto pode causar chuvas fortes, inundações e até granizo. As cidades do litoral devem perceber essas mudanças, mas mesmo as trovoadas devem acontecer apenas em períodos curtos, diminuindo muito pouco o calor — afirma.

A onda de calor em SC não tem prazo para acabar. As altas temperaturas podem dar uma trégua a partir da segunda-feira, mas não o bastante para se decretar o fim da suadeira. A combinação de poucas chuvas com o tradicional calor de fevereiro ainda devem incomodar os catarinenses por mais algumas semanas.

n/d

O Oeste, longe da massa de ar desviada ao litoral de SC, deve sofrer ainda mais com o calor de fevereiro. A possibilidade de trovoadas no litoral, mesmo que deixem o poder público em alerta, não deve baixar a temperatura em regiões mais afastadas do Oceano, onde já se registram secas e sérios problemas causados pelo clima.

— Ainda é muito cedo para determinar um dia certo para o tão esperado fim do calor, mas acredito que dentro da segunda quinzena de fevereiro isso aconteça. Teremos que acompanhar diariamente — especula Puchalski.

Fonte: Diário Catarinense   -  imagens  www.rainhamaria.com.br

=====================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

A Pedido dos Visitantes: Esclarecimento sobre a visão do calor e frio intensos

Forno de Verão: Termômetro no centro de Porto Alegre marcou 46ºC e 47ºC

Calor sem fim: Rio Grande do Sul será atingido pela terceira onda de calor

MetSul faz o alerta: prepare-se para os dias mais quentes que você já experimentou na vida

Calor sem fim: Frentes frias que vêm da Argentina e do Uruguai estão bloqueadas

Onda de calor é uma das mais extensas desde o início das observações em Porto Alegre

Rio de Janeiro tem sensação térmica de 57°C e bate recorde de calor

Institutos meteorológicos alertam: Calor atingirá 40 ºC no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Com o calor, temperatura chega a 57ºC em ponto de ônibus de Curitiba

Alerta para umidade como no deserto do Saara em São Paulo devido ao calor

Sensação de abafamento: Termômetros marcam quase 30ºC na madrugada de Porto  Alegre

Tem feito mais calor que o normal em todo o território paulista, população está estranhando

Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão secando e pode faltar água

Abastecimento de água está ameaçado em Santa Catarina

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne