O cometa Ison, batizado por cientistas de cometa do século se aproxima de Marte


01.10.2013 -

n/d

O cometa Ison, batizado por cientistas de "cometa do século", deverá passar hoje perto de Marte. A aproximação máxima do Planeta Vermelho acontecerá às 14h28, hora de Brasília e às 18h28, na hora de Lisboa. A distância que separa os dois corpos celestes se estima em 11 milhões de quilômetros. Nos fins de novembro, o Ison será visível de dia, podendo até eclipsar a Lua.

O cometa foi descoberto pelo cientista russo Artyom Novichonok e seu colega da Bielorrússia, Vitali Nevsky. No ano passado, eles estudaram as imagens do céu feitas por um telescópio instalado no sul da Rússia, na vila de Kislovodsk. As fotos digitais foram processadas por meio de um programa especial de pesquisa de cometas e asteroides. Ao novo corpo celeste foi dado o nome de Ison, em plena consonância com as primeiras letras do nome da rede digital (Internacional Scientific Optical Network), destinada a comandar telescópios, incluindo o observatório local. Mais tarde, o cometa foi descoberto em outras imagens do gênero, o que permitiu precisar a sua órbita. Verificou-se que o cometa se ia dirigindo pela primeira vez rumo ao Sol, tendo partido da nuvem de Oort, que constitui uma esfera gigante, composta por pedaços de gelo que rodeiam o Sistema Solar. Os cientistas tencionam pesquisar a composição do "peregrino espacial" que detém "marcos" do meio interestelar. A atual aproximação proporciona tais estudos importantes. O cometa prossegue na mira de todas as estações científicas marcianas: três sondas orbitais e os rovers Oportunity e Spirit. Dmitri Kononov, do Instituto de Astronomia, comenta:

n/d

"São necessários dados pormenorizados sobre a sua composição química. Os cometas, sobretudo, os que chegaram da nuvem de Oort, guardam informações sobre a composição inicial da substância a partir da qual se formou o Sistema Solar. Se for possível obter dados exatos, isto será muito útil para a ciência."

Devido ao cometa, as estações marcianas irão testar a sua capacidade de se orientar para um objeto em ação rápida e seguir sua trajetória de vôo. Mas o período de observação a partir da superfície do Planeta Vermelho se prolongará apenas por algumas horas. O r endez-vous será visto também da Terra por observatórios e numerosos espectadores. Estes últimos, alias, têm estado um pouco desiludidos: suponha-se que o "cometa do século" fosse observado com binóculos ainda em agosto. Acontece que em outubro, o Ison pode ser visto apenas por meio de telescópio. Poderá o dito peregrino eclipsar a Lua? Eis a opinião de Serguei Smirnov, do observatório de Pulkovo:

"Houve informações que o brilho se ia nivelando, embora tenha sido mais fraco do que se esperava. É difícil prognosticar esta característica. Durante a aproximação com o Sol podem ocorrer processos explosivos, inclusive ejeções inesperadas e bruscas. As previsões, pois, não são dignas de crédito. Esperamos que o brilho seja considerável."

Depois de atravessar a órbita terrestre, o Ison passará, em 19 de novembro, perto de Mercúrio. Ali, o cometa será "vigiado" pelo aparelho orbital Messenger. Em 28 de novembro, o peregrino espacial contornará o Sol, devendo, nessa altura, ter um esplendor muito grande, que será bem visível da Terra. Cientistas estão aguardando com impaciência um grandioso espetáculo celestial, adianta dizendo Serguei Smirnov:

n/d

"Pode ser que os cometas de origem interestelar possuam composição e estrutura diferentes daqueles que surgiram no espaço mais próximo da parte central do Sistema Solar. A divisão de cometas em classes tem que ser estudada. Aqui se acumularam muitos problemas sem solução."

Por enquanto não está claro como o cometa “vagabundo” se portará, quando se aproximar do Sol. Se não for destruído e fragmentado sob a ação de exorbitantes temperaturas, os cientistas poderão observá-lo a olho nu até os finais de dezembro. Depois, em meados de janeiro, antes de voar para os confins do Espaço, o Ison provocará uma chuva de meteoritos, quando a Terra passar através dos restos da cauda do cometa.

Fonte: Voz da Rússia

-------------------------------------------------

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"...e as estrelas do céu caíram na terra, como frutos verdes que caem da figueira agitada por forte ventania". (Apocalipse 6,13)

 "O terceiro anjo tocou a trombeta. Caiu então do céu um astro enorme, ardendo como um facho. Precipitou-se sobre a terça parte dos rios e nas fontes de água. O nome do astro é Absinto. E se converteu em absinto a terça parte das águas. Muitos homens morreram das águas que se tornaram amargas. O quarto anjo tocou a trombeta. Foi ferida então a terça parte do sol, da lua e das estrelas, de sorte que escureceram em um terço. O dia e a noite perderam uma terça parte de seu brilho.
O quinto anjo tocou a trombeta. Vi uma estrela que caíra do céu sobre a terra. Foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Abriu o poço e do poço subiu uma fumaça como a fumaça de um grande forno. O sol e o ar escureceram por causa da fumaça do poço." (Livro do Apocalipse – São João)

 

Leia também...

Cientista afirma que bombardeio de cometas pode ter destruído Sodoma e Gomorra

Colisão de Cometa com Marte em 2014: Terra poderá sofrer chuva de Asteróides

O Beato Francisco Palau e a libertação de Satanás anunciada no Apocalipse

Asteroide de mais de 10 mil tomeladas passou raspando a Terra

Imensa Bola de Fogo ilumina céu a noite e assusta moradores do México

Sinal dos Tempos: Meteorito preocupa moradores de cidade pernambucana

Cratera em Mato Grosso pode ser prova da maior extinção em massa no planeta

Renomados cientistas se reúnem para tentar impedir o fim do mundo

Gigantesca bola de fogo cruza o céu dos EUA a 90 mil km/h

Astrônomos Espanhóis: Terra está ameaçada por grupo de Asteróides

Descoberto cemitério de cometas que podem voltar à vida a qualquer momento

Aconteceu: cometa colide contra a Terra acima da Califórnia, EUA

Bola de fogo cruza diversas cidades da região Sudeste do Brasil

Bola de fogo corta o céu do Acre, seguido de estrondo e tremor de terra

Asteróides: Nunca na Terra o ser humano se sentiu tão ameaçado como hoje

Compartilhando Visôes Proféticas do Autor deste Site: A Grande Escuridão

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne